Indenizações de agentes e matérias tributárias são encaminhadas à Comissão de Finanças da Aleto

Por Maisa Medeiros
14/12/2023 23h13 - Publicado há 11 meses
Matérias da Defensoria Pública do Estado também serão analisadas na Comissão de Finanças
Matérias da Defensoria Pública do Estado também serão analisadas na Comissão de Finanças
Koró Rocha / HD

Os parlamentares encaminharam nesta terça-feira, 12, para a Comissão de Finanças, Tributação, Controle e Fiscalização, a Medida Provisória nº 23, que institui a indenização para agentes dos sistemas penitenciário e prisional e para servidores que exercem atividades de atendimento Socioeducativo. A medida foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) junto com outras matérias tributárias.

O Executivo propõe valores para pagamento das indenizações, a partir de janeiro de 2024, de R$ 700,00 para servidores efetivos ocupantes dos cargos de policial penal, agente analista de Execução Penal e Agente Socioeducativo, das Unidades Penais de Porte I, II e III e Unidades Socioeducativas I e II. Já para os ocupantes de cargos nas Unidades Penais IV e Unidades Socioeducativas III, a indenização para os servidores efetivos será de R$ 800,00.

O autor justifica no texto que as indenizações são necessárias para preservar as condições de normalidade na segurança da população carcerária e socioeducanda e manter as funções desempenhadas nas respectivas Unidades Executoras das Políticas Penais e Socioeducativas.

Redução de IPVA

Em um dos projetos do Governo que dispõe sobre o código tributário estadual, fica proposto a redução de 30% na base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nas operações e aquisição de veículos movidos a motor elétrico. A proposta também visa incentivar a redução de emissões de gases poluentes, já que os motores elétricos são fonte de energia limpa e sustentável evitando impactos negativos à saúde pública.

Redução de ICMS

Já a MP Nº 21 trata da redução na base do cálculo do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) nas operações de importação realizadas por remessas postais ou expressas.

Defensoria Pública

Duas matérias de autoria da Defensoria Pública do Estado também serão analisadas na Comissão de Finanças, o Projeto de Lei Complementar nº 55 que organiza a estrutura da Defensoria Pública e o projeto que altera a lei nº 2.252 de 2009, que trata de mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, dos servidores auxiliares da Defensoria.