Assembléia comemora 15 anos do código de defesa do consumidor
A Assembléia Legislativa recebeu, na manhã de hoje, dia 15, o secretário de Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, e a diretora estadual do Procon, Luciene Dantas, para comemorar o Dia do Consumidor e os 15 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor.
O deputado Eduardo do Dertins (PP), presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público da Assembléia, comparou o consumidor com o eleitor e falou da luta histórica para se reconhecer o consumidor. O reconhecimento levou quase 500 anos, é uma conquista que está no dia-a-dia dos brasileiros, afirmou o deputado.
O parlamentar ressaltou as conquistas alcançadas com o Código de Defesa do consumidor criado em setembro de 1990, por meio da Lei nº 8.078. O código estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores e proporciona respeito e melhoria na qualidade de vida do cidadão, disse o deputado.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), falou que a conquista do código foi da sociedade que participou ativamente da sua elaboração. As grandes mudanças só acontecem com a força popular, completou o presidente.
Halum afirmou, ainda, que os avanços da lei do consumidor acarretaram uma maior transparência na relação entre fornecedor e cliente. O presidente concluiu, dizendo que espera uma maior aproximação entre os órgãos de defesa do consumidor e o Parlamento Tocantinense.
O deputado Paulo Sidnei (PPS) também se pronunciou durante a sessão para comentar sobre sua participação na elaboração do código de defesa do consumidor. Ele afirmou que há 16 anos fez parte da comissão, na Câmara Federal, que elaborou o código. A lei se identifica com o cidadão e dá ao povo brasileiro cidadania, concluiu.
Projeto de Lei
Aproveitando as comemorações do Dia do Consumidor o deputado Eduardo do Dertins apresentou à Mesa Diretora da Assembléia, um projeto de lei que retira a obrigatoriedade do pagamento de tarifas e taxas de consumo mínimo ou de assinatura básica de água, energia, gás, tv a cabo e telefonia. O projeto deve entrar no expediente de amanhã.
Expediente
Deram entrada hoje, durante a sessão ordinária, dois projetos de lei de autoria da Governadoria. Um deles dispõe sobre a doação de um terreno na 301 norte, à Associação dos Nordestinos do Tocantins (Asnoto). O outro propõe a isenção das taxas de serviços estaduais nas operações tributáveis com soja in natura, durante o período de 1º de março de 2004 a 31 de dezembro de 2005. O objetivo da propositura é reduzir os custos na comercialização da safra atual.
As Comissões de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, de Constituição, Justiça e Redação e de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, vão analisar os projetos em reunião conjunta.
Também deu entrada, no expediente de hoje, um projeto de lei de autoria do deputado Eli Borges (PMDB) que obriga a indicação, na carteira de identidade, do tipo sangüíneo do portador.