Deputados discutem bolsa estudantil e tráfico de madeira

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
O deputado Carlos Henrique Gaguim (PTB) defende que o governo do Estado garanta recursos para quatro mil bolsas estudantis, no orçamento do ano que vem. Para isto, apresentou um requerimento que, se aprovado, vai ser encaminhado ao governador Marcelo Miranda (PSDB). A preocupação do parlamentar é oferecer aos estudantes carentes oportunidade de cursar uma universidade. Gaguim voltou a criticar a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), por ter oferecido apenas 20 bolsas, sendo que ela tem um contigente de cerca de quatro mil alunos. "A Fiespen (Faculdades Integradas de Porto Nacional), que tem 380 alunos, aceitou 60 bolsistas", argumentou o parlamentar. As declarações do deputado aconteceram na sessão desta quarta-feira, dia 9. Outra questão suscitada na sessão foi o tráfico de madeiras. O deputado Fabion Gomes (PL) disse que, em Tocantinópolis, sua cidade natal, existem "carradas" de madeira apreendidas que estão estragando. Ele solicita uma ação rápida por parte dos órgãos que tratam do assunto, como o Ibama e a Polícia Federal, no sentido de decidir sobre a finalidade desses bens. Fabion sugere inclusive que eles sejam utilizados em benefício de entidades que prestam serviços sociais, na construção de casas populares e em outras obras desta natureza. Ordem do dia Os parlamentares aprovaram na manhã de hoje, dia 9, 34 requerimentos, sendo 29 deles de autoria do deputado Manoel Bueno (PFL). Neles, o deputado solicita a liberação de máquinas do SOS municípios, para a cidade de Recursolândia, a ampliação da rede de água e a criação de um escritório do Procon, no município de Guaraí. Já a deputada Josi Nunes (PMDB) obteve a aprovação de quadro requerimentos, nos quais solicita a celebração de convênio com a prefeitura de Xambioá para a construção de um ginásio de esportes, a recuperação de estradas no município de Talismã, a inclusão da construção de uma praça no município de Esperantina e, por fim, a solicitação ao secretário de infra-estrutura de estudos sobre a possibilidade de passar para tutela do Estado a estrada que liga o município de Palmeirópolis ao Rio Maranhão. A reconstrução da ponte sobre o Ribeirão Perdizes, em Nova Rosalândia, foi a solicitação do deputado Carlos Henrique Gaguim, também aprovada hoje.