Mulheres são homenageadas na Assembléia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
A sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher não se limitou aos discursos em reconhecimento à luta e a evolução feminina na busca por seus direitos. Desde o início ocorreram várias homenagens. A primeira delas foi do próprio presidente, deputado César Halun, ao repassar a presidência da sessão à deputada Josi Nunes. Os demais parlamentares cederam seus acentos às esposas, vereadoras e presidentes de autarquias presentes à sessão. A Mesa Diretora também foi composta apenas por mulheres. A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional pelo coral da Assembléia Legislativa. Em seguida, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Vera Nilva Alves Rocha falou sobre a evolução dos direitos femininos das últimas décadas. “Até pouco tempo atrás, os termos do casamento civil obrigava a esposa a adotar o sobrenome do marido e o genitor detinha o pátrio-poder. Após 26 anos de tramitação no Congresso Nacional, estas obrigações foram revogadas do Código Civil”, comemora. Em seu pronunciamento, Vera Nilva defendeu, também, a igualdade e o respeito, “principalmente” no mercado de trabalho. Para ela, é preciso cultuar uma consciência igualitária para os deveres e os direitos entre homens e mulheres todos os dias e não apenas em dias comemorativos. A apresentação de slides, destacando mulheres reconhecidas pelas suas lutas e conquistas, foi outra homenagem na sessão especial desta terça-feira. O palestrante Omar Henneman citou, entre vários exemplos, a solidariedade de Madre Teresa de Calcutá, a vitória de Cora Coralina ao publicar seu primeiro livro aos 74 anos e a fé da apresentadora Ana Maria Braga curada de um câncer. As mulheres tocantinenses foram lembradas pela presidente da Fundação Cultural, Valquíria Moreira Rezende. Ela enfatizou o trabalho das quebradeiras de coco da Região do Bico do Papagaio e as artesãs de capim dourado. Já a deputada Solange Duailibe (PT) e a esposa do presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL), Grácia Teixeira Halum, falaram sobre a importância da valorização feminina. Para Grácia, só a dignidade pode transformar as atitudes em conquistas realizadas contra a violência e o preconceito à mulher. Solange também defende o rompimento de “velhas barreiras preconceituosas”, lembrando que o equilíbrio entre o profissional e familiar é muito difícil. “Queremos apenas caminhar lado a lado, mulheres e homens, para concretizar grandes realizações”, finalizou a deputada. A deputada Josi Nunes finalizou os pronunciamentos agradecendo a oportunidade de presidir a sessão especial afirmando que, embora, ainda, aja muito a ser feito, muitos direitos já foram alcançados. “Apesar de, ainda, esbarrarmos numa visão de mundo masculina, um terço das brasileiras, atualmente, são chefes de família, representamos 51% do eleitorado e 40% da mão-de-obra”, comentou Josi comemorando a “vitória” da ampliação participativa do contigente feminino nos segmentos públicos e privado. O evento foi encerrado com a participação da servidora da casa, Luciene Fialho, cantado um hino evangélico de sua autoria, com a apresentação do artista tocantinense, Diomar Naves, que recitou poesia e cantou músicas que enobrecem as mulheres, além da distribuição de brindes. A sessão foi transmitida via satélite, ao vivo, para 91 municípios através da Redesat, canal 13.