Amélio Cayres é homenageado pelo Tribunal de Contas Estado

Por Suzana Barros
29/02/2024 14h54 - Publicado há 1 mês
Amélio recebeu a mais alta honraira da Corte de Contas do Estado
Amélio recebeu a mais alta honraira da Corte de Contas do Estado
Silvio Santos / HD

O presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), foi homenageado na tarde desta terça, 27, com o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos. A honraria foi concedida na sessão de comemoração dos 35 anos do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e de recondução do procurador-geral, conselheiro André Luis Gonçalves.

O Colar do Mérito entregue a Cayres representa a maior honraria concedida pelo TCE. É destinada a agraciar personalidades públicas, autoridades que tenham colaborado para o desenvolvimento econômico, social ou administrativo do Estado do Tocantins, e que contribuíram para o fortalecimento do sistema de controle externo. 

“É uma grande alegria receber esta homenagem de um órgão que zela pela transparência, algo que buscamos sempre alcançar no nosso trabalho diário: tanto como deputado quanto como presidente da Assembleia. Nestes 35 anos, o TCE fiscaliza as contas públicas do Tocantins, lutando para que o recurso seja colocado nos locais prioritários e a população seja beneficiada, de fato, pelo que paga todos os meses”, disse Amélio.  

Outros parlamentares prestigiaram a solenidade: Marcus Marcelo (PL), Leo Barbosa (Republicanos), Eduardo Mantoan (PSDB), Luciano Oliveira (PSD), Professor Júnior Geo (Podemos), Moisemar Marinho (PSB) e o deputado Gipão (PL). Eles reconheceram a importância do evento e da homenagem a Cayres.

PEC da Infância

Outro ponto forte da solenidade foi marcado com a assinatura do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), da PEC da Primeira Infância, apresentada pelo presidente André Luiz Gonçalves. 

O objetivo da PEC é adequar e atualizar a legislação estadual às necessidades e demandas do atendimento às crianças de 0 a 6 anos, visando garantir um ambiente propício ao desenvolvimento saudável nessa fase crucial da vida.

Solenidade

A solenidade teve início com a execução dos hinos nacional e do Tocantins pelo músico Badinho Araújo, seguido da exibição de um vídeo institucional, do lançamento do carimbo e do selo dos correios alusivos aos 35 anos da instituição. Também houve a entrega simbólica de kit´s comemorativos dos 35 anos.