Jair Farias solicita urgência em recuperação da TO-409 e diversas outras rodovias

Por Geovana
28/02/2024 12h47 - Publicado há 1 mês
Recuperação da Rodovia TO-409
Clayton Cristus / HD

Na sessão ordinária realizada no dia 27 de fevereiro na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Deputado Jair Farias atendeu às reivindicações da população ao apresentar um requerimento urgente para a recuperação da Rodovia TO-409. Essa via, que se estende por aproximadamente 47 km, conecta os municípios de São Bento até Maurilândia.

O pedido do Deputado surge em resposta às demandas da comunidade local, que tem enfrentado sérias dificuldades devido às condições precárias da rodovia. A situação crítica da TO-409 compromete não apenas a mobilidade dos cidadãos, mas também impacta negativamente setores cruciais da economia regional.

A recuperação proposta visa não só melhorar a qualidade de vida dos habitantes dessas localidades, mas também impulsionar o escoamento da produção agrícola e agropecuária. Além disso, o projeto busca facilitar o acesso às terras indígenas, fortalecendo a logística municipal e, por conseguinte, aprimorando a prestação de serviços essenciais, como saúde, segurança pública e educação.

O Deputado Jair Farias, ciente da urgência da situação, apresentou o requerimento em regime de urgência. O documento solicita o envio imediato de um expediente ao Excelentíssimo Senhor Governador, Wanderlei Barbosa Castro, com cópia à Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO). Esta medida demonstra o comprometimento do parlamentar em agir de forma rápida para atender às necessidades  da população e impulsionar o desenvolvimento regional.

Nesta mesma sessão, o parlamentar apresentou diversos requerimentos, abordando:

- Solicitação de recuperação e pavimentação asfáltica da Rodovia TO-405, conectando Axixá do Tocantins à BR-230, abrangendo cerca de 36 km, além da conclusão da ponte.

- Pedido para pavimentação do perímetro urbano em cidades tocantinenses como Esperantina, Augustinópolis, Axixá, Sítio Novo, Itaguatins e Angico.

- Proposta de parceria com o município de São Miguel do Tocantins para pavimentação da Estrada Vicinal, ligando Povoados Auto do Real, São Francisco, Buriti até a TO-126.

- Reivindicação de recuperação da TO-126, conectando Sítio Novo do Tocantins ao Povoado Sumauma.

- Pedido de autorização para processo de licitação visando a pavimentação da Rodovia TO-134, conectando Axixá ao Povoado Jatobal.

- Solicitação de recuperação da TO-134, proporcionando acesso de Axixá do Tocantins à BR-230 (Transamazônica).

- Pedido para recuperação asfáltica da Rodovia BR-153, abrangendo os perímetros urbanos de Nova Olinda, Wanderlândia, Darcinópolis, Palmeiras, Aguiarnópolis e Luzinópolis.

- Proposta de parceria com o município de Sítio Novo para pavimentação da Estrada Vicinal, conectando Povoados Sumaúma e Folha Seca até a rodovia TO-134.

- Requerimento para autorização do processo de licitação visando a recuperação da Rodovia TO-010, conectando os municípios de Araguatins a Ananás.