Na Argentina, presidente da Aleto dialoga com parlamentares de países membros da UPM
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), está em missão oficial na Argentina para participar da Assembleia Geral da União dos Parlamentares da América do Sul e do Mercosul (UPM). A programação se iniciou em Buenos Aires, nesta terça-feira, 19, para uma reunião com o embaixador do Uruguai na Argentina, Carlos Fernando Enciso Christiansen, e seguirá até domingo, 24, na cidade de Mendoza, com o encontro entre os parlamentares dos países participantes.
O diálogo na Embaixada da República Oriental do Uruguai na Argentina teve como principal assunto as potencialidades das relações comerciais entre Brasil e Uruguai. “Estamos aqui para promover um debate político com vista a assuntos de interesse em comum, provocando uma maior aproximação entre Brasil e Uruguai, no sentido de estreitarmos os laços que resultem em ações concretas para ambos os países”, explicou o presidente da UPM e deputado do Estado do Tocantins, Valdemar Junior.
Após o encontro, os sete parlamentares que integram a comitiva tocantinense no exterior se deslocaram para Mendoza, a fim de participarem da Assembleia Geral da UPM, que celebrará 25 anos de sua fundação.
“Ao lado dos meus colegas deputados, temos a oportunidade de conversar e convergir sobre diversos temas essenciais à nossa missão de criar leis para melhorar a vida do povo tocantinense. Além de levar para o nosso Estado experiências que deram certo no Brasil, ou na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, também buscamos soluções conjuntas para questões que todos os países precisam discutir, como desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, crescimento regional, dentre outros”, explicou Amélio Cayres, que também expressou alegria em ter um parlamentar do Tocantins presidindo a UPM. “É um orgulho para nós como deputados ter um colega neste trabalho tão importante de integrar os Parlamentos do Mercosul e abordar temas de interesse comum e necessidade mútua, inclusive levando o nome do nosso Tocantins para o mundo”, completou.
A UPM foi criada no ano 2000, reunindo representantes da sociedade e parlamentares regionais/deputados estaduais do Brasil, da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela para dialogar sobre políticas de integração em todos os segmentos dos países membros, sempre voltadas à cidadania.
Também participam da comitiva os deputados Gutierres Torquato (PDT), Olyntho Neto (Republicanos), Claudia Lelis (PV), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Luciano Oliveira.