Aleto realiza exposição para comemorar Dia dos Povo Indígenas nesta sexta
Como forma de comemorar o Dia dos Povos Indígenas, a
Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) abre oficialmente nesta
sexta-feira, 19, uma exposição fotográfica com imagens dos Povos Indígenas do
Tocantins. As imagens são de autoria do fotógrafo Thiago Carvalho.
Aberta aos servidores e visitantes, a mostra permanecerá exposta até o final deste mês, no hall de entrada da Casa. Expostas em painéis, as imagens retratam fisionomias e o cotidiano dos indígenas tocantinenses, capturadas pelo fotógrafo nas nove etnias existentes no Estado: Apinajé, Xerente, Javaé, Karajá, Xambioá, Krahô, Krahô-Canela, Pankararu e Avá-canoeiro.
Ainda como forma de comemorar a data, a Assembleia veiculará em diversos canais um vídeo institucional, com a proposta de reconhecer o valor e o respeito aos povos originários. “É uma forma de expressar o compromisso que temos para com os povos indígenas do nosso Estado”, destaca o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos).
Censo
De acordo com o Censo 2022, a população dos povos originários soma 20.023 pessoas autodeclaradas indígenas, representando 1,32% da população total do Estado.
A maioria dessa população, 15.213 (75,9%), vive em terras indígenas, enquanto 4.810 (24%) reside fora delas. Isso representa mais que a média nacional, sendo 36,7% vivendo em territórios e 63,2% não. O Tocantins ficou em 2º lugar, atrás do Mato Grosso, com 77,3%.