Sindicalistas criticam indicação para Delegacia do Trabalho

24/08/2007 12h08 - Publicado há 16 anos
Imagem não encontrada
Dep. Fábio Martins (PDT)
Representantes de 18 sindicatos da Nova Central Sindical do Tocantins (NCST) compareceram à sessão plenária desta quinta-feira, 23, para pedir apoio dos deputados contra a indicação do técnico do Tribunal de Contas/TO, Alfredo Branquina, para chefiar a Delegacia Regional do Tocantins (DRT-TO). Eles defendem a indicação de um funcionário de carreira do Ministério do Trabalho, Jalson Jácomo, alegando que o nome proposto não atende às necessidades da categoria e que a indicação ocorreu sem a participação dos sindicalistas, apenas da direção regional do PDT/TO, cuja presidência está sob o comando do deputado Fábio Martins. As reivindicações dos trabalhadores foram feitas, na tribuna, pelo deputado Marcello Lelis (PV), que defendeu uma negociação. Já o deputado Fábio Martins, em seu discurso, argumentou a indicação está dentro da legalidade e que Branquina é uma profissional competente e responsável para o cargo. “Não entendo essa rejeição. Estamos indicando nome de reconhecida capacidade técnica, com acesso ao governo Lula e que tem todas as condições de viabilizar melhorias para o trabalhador. Não temos nada contra o senhor Jalson, estamos apenas exercendo um direito legítimo do partido, que é nomear alguém, seguindo as normas do Ministério do Trabalho”, esclarece. O deputado disse ainda que a escolha já foi feita e que não vai aceitar qualquer tipo de pressão. Por outro lado os sindicalistas presentes disseram que não vão aceitar passivamente a indicação e prometem fazer uma ampla mobilização em todo Estado. A comitiva afirmou ainda que não vão colaborar com as ações administrativas da DRT/TO, como, por exemplo, conceder o aval dos sindicatos para a captação de recursos, dentre outras medidas. Os deputados Raimundo Moreira (PSDB), Stalin Bucar (PSDB), Paulo Roberto (DEM) e Ângelo Agnolin (DEM), reconheceram o direito do partido, no caso o PDT, mas defenderam também o entendimento entre as partes. (Penaforte)