O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), prestigiou, na tarde de sexta-feira, dia 24, a posse dos novos promotores de justiça substitutos do Ministério Público Estadual (MPE). A solenidade de posse dos sete aprovados no concurso, realizado no ano passado, ocorreu no auditório do MPE e contou também com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB), do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Daniel Negry, além da procuradora-geral de Justiça, Leila da Costa Vilela Magalhães, que presidiu a cerimônia.
Carlos Gaguim ressaltou que a posse dos novos membros do Ministério Público representa uma nova fase da gestão pública do Tocantins. “Esses novos promotores de justiça irão contribuir para amenizar a situação do cidadão que precisa do judiciário e o concurso demonstra a nova realidade de seriedade hoje existente no Estado”, salientou.
Histórico
O Ministério Público Estadual foi instalado junto com o Estado do Tocantins em 1989, na Capital provisória, Miracema do Tocantins, e teve como primeiro procurador-geral Adão Bonfim Bezerra. Hoje, o MPE conta com um quadro de 91 promotores, incluindo os novos empossados, e 12 procuradores que atuam em todas as comarcas do Estado, tem uma ampla e moderna estrutura, instalado em prédio próprio, e é presidido por Leila Vilela. (Elpídio Lopes)