Assembleia homenageia 18 produtores rurais com Comenda de Mérito, na Agrotins

Por Rubens Gonçalves
17/05/2024 18h11 - Publicado há 1 mês
Amélio destacou importância do agronegócio na geração de emprego e renda no Estado
Silvio Santos / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) homenageou nesta quarta-feira, 15, com a Comenda de Mérito do Agronegócio, 18 produtores rurais tocantinenses. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu no auditório do Sebrae instalado na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas.

O presidente da Casa de Leis, Amélio Cayres (Republicanos), destacou a importância de homenagear os produtores rurais e de reconhecer o papel do agronegócio na geração de emprego e renda no Estado. "Essa Comenda é um reconhecimento do quanto vocês têm contribuído com o agro. É uma alegria poder homenageá-los pelo que vocês fazem, que geram emprego e desafoga o poder público", disse.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também prestigiou a solenidade e ressaltou o valor histórico da honraria. "Essa medalha não tem valor financeiro, ela tem valor histórico, ela tem valor simbólico para nós. Ela simboliza o trabalho que vocês fazem pelo Tocantins. Então, parabéns a todos vocês", completou.

Criação

A Comenda foi criada pela Resolução nº 311/2014, com a finalidade de “contemplar pessoas ou entidades que, através de suas ações, pesquisas ou trabalhos desenvolvidos, tenham contribuído de forma relevante para o fomento do agronegócio do Estado do Tocantins”.

Homenageados

- Cássia Rejane Cayres Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Augustinópolis e Região;

- Luís Renato Leão Carneiro, empresário e agropecuarista;

- José João Batista Stival, empresário e agropecuarista;

- Paulo Carneiro, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sistema Faet/Senar Tocantins;

- Antônio Machado Fernandes, empresário e agropecuarista;

- Roberto Jorge Sahium, engenheiro agrônomo;

- Edvando Baldoino Bessa, empresário e agropecuarista;

- Fausto Vinícius de Guimarães Garcia, sócio proprietário da Unigel Sementes;

- Eduardo Juliani, empresário e agricultor;

- Celso Guelfi, empresário e agropecuarista;

- Luiz Pereira Martins Pires, empresário e agropecuarista;

- Rossine Aires Guimarães, empresário e agropecuarista;

- Carlos Wagno Maciel Milhomem, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudeste do Tocantins (Aproest);

- Raquel Ogawa da Silva, vice-prefeita de Paraíso do Tocantins;

- Caroline Cristiane Schneider Barcellos, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO);

- Ademir Celso Rossato, agropecuarista;

- Agostinho Lopes Filho, agropecuarista;

- Luciano Andrade Gouveia Vilela, empresário e agropecuarista.