Escola do Legislativo leva formação sobre o parlamento à alunos de Palmas

Por Elpídio Lopes
21/05/2024 13h52 - Publicado há 1 mês
Ação faz parte da programação da
Ação faz parte da programação da
Clayton Cristus / HD

Como parte da programação da "1ª Semana Nacional da Educação Legislativa", a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), levou na manhã desta quinta-feira, 16, orientações sobre o parlamento aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso de Palmas.

Durante a ação, o deputado Professor Junior Geo (PSDB) ministrou palestra que abordou, dentre outros temas, o papel do legislador na fiscalização das ações dos poderes executivos, seja ele municipal, estadual ou federal.

“Eles [os estudantes] começam a entender a importância do voto, como funciona a política, qual a importância do Poder Legislativo e o que faz o deputado e os demais legisladores”, disse Geo.

Segundo o deputado, o momento serviu para mostrar o papel dos parlamentares na sociedade, bem como métodos para conhecer as demandas e encontrar as respostas e soluções para os problemas.

A ação faz parte de um projeto de âmbito nacional com objetivo de mostrar aos jovens a importância do legislativo no atendimento à sociedade. Segundo o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo, Dione Lima, a expectativa é que a Aleto formule uma lei para garantir a continuidade da iniciativa com foco na educação para a cidadania dos jovens estudantes tocantinenses.

Avaliação positiva

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Elisângela, professora Janaina Rodrigues, fez uma avaliação positiva da participação dos alunos no projeto. “Participar dessa iniciativa com os estudantes foi muito relevante. Estamos com a expectativa de conhecer nesta sexta-feira a estrutura da Assembleia, como funciona o plenário, gabinetes e demais setores da Casa”, disse.

Os estudantes também avaliaram positivamente a participação no projeto.

O aluno Abner Kalil Carvalho, do segundo ano do ensino médio, disse que a falta de conhecimento sobre política faz com que jovens sejam manipulados com mais facilidade. Já a aluna Fernanda Barbosa, do terceiro ano, considerou que a experiência a ajudou a ter mais consciência política e embasamento para exercer o seu direto ao voto. 

Semana Nacional

A primeira Semana Nacional da Educação Legislativa é uma iniciativa nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em conformidade com a Lei Federal n° 14.798/2024, voltada para promover a educação para a cidadania, envolvendo atividades como movimentos, debates e ações para fortalecer a democracia entre crianças, jovens e adultos em todo o Brasil. A semana acontece entre 13 e 17 de maio.

A data escolhida como marco para a consolidação da educação legislativa no país é o dia 15 de maio, data de fundação da Abel. Desde sua criação em 2003, no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e no Senado Federal, a Abel tem reunido escolas legislativas de todo o país e contribuído para a implementação da educação legislativa nos parlamentos e tribunais de contas.