Valdemar Júnior cumpre agenda da UPM em Buenos Aires

Por Terciany Lima
22/05/2024 17h46 - Publicado há 1 mês
A UPM tem o papel fundamental em promover as interlocuções entre os países.
Ascom Valdemar Júnior / HD

O presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), juntamente com o secretário de estado da Indústria e Comércio do Tocantins, Carlos Humberto Duarte de Lima, cumpriram uma extensa agenda nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Buenos Aires, Argentina, que incluiu reuniões e visitas a embaixada e instituições de ensino superior.

Valdemar Júnior, Humberto Lima e demais membros da UPM da Argentina, Chile e Brasil estiveram no Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional da República Argentina com o embaixador Mariano Vergara. A reunião, conduzida pelo presidente da UPM, deputado Valdemar Júnior, teve como objetivo estreitar as relações e laços entre os países membros do Mercosul e também entre o Tocantins.

A comitiva liderada pelo presidente da UPM também participou de um debate na Universidade Tecnológica Nacional (UTN) com o reitor da instituição e empresários sobre os desafios da integração no Comércio Exterior e as Políticas de Desenvolvimento Industrial com o presidente da Associação de Parques Industriais Argentinos (APIA), Rodolfo Games.  O encontro teve por objetivo gerar troca de experiências e conhecimentos, bem como criar um espaço de cooperação e vinculação estratégica entre os países e as instituições da Argentina.

Na ocasião, o secretário da Indústria e Comércio Humberto Lima apresentou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS) e destacou o momento de grande desenvolvimento econômico que o estado vive, com indicadores positivos em diversas áreas. Humberto também convidou os investidores presentes a conhecerem o Tocantins e as diversas oportunidades de negócio que o estado oferece, especialmente nos setores de agronegócio e energia renovável.

“Valdemar Júnior destacou a importância da participação do secretário nos encontros. “Fiz questão de trazer conosco o nosso secretário Humberto Lima para apresentar ao Brasil as empresas parceiras argentinas que têm interesse em explorar novos mercados e realizar negócios dentro do território brasileiro, que é um mercado consumidor imenso. E principalmente para que o Humberto pudesse mostrar o potencial tocantinense para novos mercados. O nosso objetivo, além de estreitar laços, é sair daqui com propostas e convênios firmados e direcionados”, ressaltou Valdemar.

Ainda durante as visitas às instituições, Valdemar Júnior destacou a participação da UPM no processo de integração entre os países. “A UPM tem um papel fundamental em promover as interlocuções, fortalecendo e facilitando as relações, bem como as negociações entre as entidades e instituições que fazem parte dos países do Mercosul”, ressaltou.