Mantoan participa da assinatura do protocolo de intenção para construção do Hospital Municipal

Por Munyque Fernandes
04/06/2024 10h51 - Publicado há 26 dias
Protocolo de intenção do Hospital Municipal Universitário foi celebrado entre a Prefeitura e a UFT
Divulgação Ascom Mantoan / HD

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) ressaltou nesta segunda-feira, 3, a importância do futuro Hospital Municipal Universitário de Palmas. “Este é um grande passo para a qualificação profissional e formação dos estudantes das áreas de saúde em todo o Tocantins. Como testemunha deste momento e de todo o processo burocrático até aqui, asseguro que não pouparei esforços para destinar recursos ao hospital.” A declaração foi feita durante a celebração do protocolo de intenção entre a prefeitura da capital e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a construção do hospital.

Orçado em R$ 233 milhões, o hospital será construído em uma área de 48 mil metros quadrados na NS-01, ARSO-131, e terá 400 leitos, incluindo 70 Unidades de Terapia Intensiva. “Planejado entre 2013 e 2014 para promover a formação técnico-científica, o hospital agora conta com uma conjunção positiva de esforços e objetivos em comum. Resolveremos um problema crítico das instituições por locais de prática. O hospital oferece soluções tanto para questões municipais quanto acadêmicas”, afirmou o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou a relevância da obra para o Tocantins. “Este dia ficará marcado na história para nós, palmenses e tocantinenses. Não apenas os pacientes de Palmas, mas todo o Tocantins ganha com este grande equipamento de saúde que funcionará nos próximos anos. A parceria entre a universidade e o município não é apenas um projeto de governo, mas uma política pública de Estado”, afirmou.

O superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César, explicou a importância da junção das áreas para a realização da obra. “A universidade será responsável pela execução da obra, e a administração ficará a cargo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e já atuante em outras instituições hospitalares. A prefeitura de Palmas será responsável pela gestão do hospital, que deve ser entregue à população em três anos,” afirmou.