Amélio imprime marca da gestão compartilhada e pautada em melhorias

Por Suzana Barros e Lauane dos Santos
18/06/2024 17h14 - Publicado há 29 dias
Amélio tem o compromisso em atuar em sintonia com todos os parlamentares
Amélio tem o compromisso em atuar em sintonia com todos os parlamentares
Koró Rocha / HD

Reeleito para mais dois anos à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), biênio 2025-2026, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) tem apresentado mandato transparente, pautado por uma gestão compartilhada e de resultados significativos ao longo dessa legislatura.

Melhorias em infraestrutura, organização interna, concurso público da Casa, ampliação da Escola do Legislativo, construção do anexo, ampliação da TV Assembleia e benefícios aos servidores são alguns dos avanços e conquistas elencadas ao longo dos seus quase um ano e meio na presidência da Casa.

“O momento é de gratidão por continuar à frente da presidência da Assembleia. O exercício da presidência dobra a responsabilidade, mas não me envaidece”, disse Amélio, acrescentando: “agradeço aos nobres deputados, meus colegas, por me ajudarem a gerir esta Casa e pelo voto de confiança que me manteve na presidência”.

O compromisso de atuar em sintonia com os 24 deputados, dando abertura e autonomia aos parlamentares para discussões em diversos níveis com a população, destaca-se como a marca registrada do presidente.

Prova disso, são as consultas prévias e a busca de apoio dos demais pares diante de decisões cruciais envolvendo a administração da Casa. Foi assim no lançamento do Concurso da Casa e diante da decisão de construir o prédio que abrigará o anexo, além de outras situações.

O presidente tem atestado apoio às propostas de criação das Frentes Parlamentares, a exemplo da Frente da Agroindústria e do Agronegócio, bem como às audiências públicas para debater, junto à população, temas essenciais e sensíveis como a tarifa de água, saúde pública, o novo ensino médio, dentre outros.

O apoio também vem sendo declarado diante da realização de sessões solenes e eventos requeridos pelos deputados em homenagem a diferentes causas sociais e categorias, como o Dia da Mulher, Pessoas com Síndrome de Down, Dia dos Povos Indígenas, Espectro Autista, 33 anos de criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e 38 anos da Universidade de Gurupi (Unirg), dentre outras.

Concurso Público

A realização do Concurso Público foi um dos grandes passos dados por Amélio, como forma de manter uma administração eficiente e o bom funcionamento das atividades legislativas.

“O último concurso ocorreu há mais de 10 anos, temos uma boa parcela de servidores efetivos se aposentando, além da necessidade da população e dos comissionados que colaboram com a Casa. Por isso, apostamos na necessidade de realização desse certame”, destacou.

Modernização

A modernização da estrutura da Aleto foi outra ação do presidente, necessária devido às mudanças administrativas. Atendendo a pedidos de reforma em gabinetes de parlamentares e diretorias, Amélio realizou melhorias no ambiente e nos equipamentos essenciais para o trabalho diário, além de mudanças técnico-administrativas para reorganização do trabalho interno, de modo a desburocratizar atividades e agilizar processos operacionais.

Ampliação e Reforma

Outro feito interno foi a realização de melhorias no ambiente de trabalho, tanto nos gabinetes quanto diretorias, e nos equipamentos essenciais para o trabalho diário, além de mudanças técnico-administrativas para reorganização do trabalho interno, de modo a desburocratizar atividades e agilizar processos operacionais. O plenário da Casa também recebeu nova roupagem: mais moderna e imponente.

Servidores

Focado nos direitos dos servidores, a Assembleia concedeu reajuste salarial referente à data-base dos servidores públicos da Casa de 3,7%, em maio deste ano.

Desde o início da gestão, Cayres priorizou a contratação de gestores e equipe tendo em vista a expertise e capacitação técnica em cada área, visando a melhor execução do trabalho, o que reflete diretamente no acesso simplificado da população aos serviços da Aleto.

Ainda como forma de beneficiar os servidores, Amélio autorizou a concessão e o pagamento das progressões atrasadas referentes a 2020/2022, o reenquadramento atrasado de 2022, concessão das progressões de 2024, bem como a concessão da data-base referente aos anos 2023 e 2024.

TV Assembleia

O presidente da Casa também investiu na expansão do sinal da TV Assembleia para todo o Estado. O sinal da TV Aleto foi ampliado e chegou ao Bico do Papagaio, nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis. “A chegada do sinal da TV garante o acesso da população às discussões e votações, por seus representantes, que beneficiam todas as regiões do Estado”, afirmou Amélio.

Pela primeira vez, o Parlamento passou a incentivar a produção de programas exclusivos para a TV Assembleia, propagando, por meio deles, a cultura local e provocando discussões sobre proposituras aprovadas na Casa e sobre assuntos de interesse dos tocantinenses.

Para valorização do esporte e cultura regionais, a TV Assembleia vem transmitindo partidas do Campeonato Tocantinense de Futebol. A programação também inclui conteúdos com parceiros como a Defensoria Pública, Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins e Ministério Público.

Convênio firmado entre o presidente da Aleto e o procurador-geral de Justiça permite a divulgação da atuação ministerial, por meio de veiculação de programas televisivos e vídeos institucionais, a fim de maximizar a comunicação do MPTO com a sociedade.

Outros convênios foram firmados com o Poder Executivo e Ministério Público, para cessão de servidores públicos entre os poderes e instituição. Amélio Cayres faz um trabalho contínuo para fortalecer os laços institucionais com todos os Poderes, participando de articulações e apoiando ações conjuntas em benefício da comunidade tocantinense.

Feiras e Exposições

Tendo como princípio que “a Casa de Leis é a casa do povo”, o presidente também abriu as portas da Aleto para receber exposições, feiras e campanhas beneficentes em prol de mães adolescentes, pessoas com câncer de mama e de próstata, mulheres feirantes e empreendedoras e artistas.