Presidente da Assembleia participa do evento “Agenda Cidadã” promovido pelo TCE

07/06/2024 15h04 - Publicado há 22 dias
Agenda Cidadã acontece nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7, em Palmas
Isis Oliveira / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), participou na manhã desta quinta-feira, 6, da abertura da 16ª “Agenda Cidadã”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada no Colégio Militar de Palmas.

O presidente da Aleto destacou a importância do programa “Agenda Cidadã” para direcionar o Tribunal de Contas à todas as regionais do Estado.

“O TCE com a participação dos seus conselheiros e técnicos, auxilia e orienta os municípios na aplicação dos recursos. A Assembleia como órgão fiscalizador se sente honrada em participar desse momento de suma importância, o qual contribuirá para que os recursos públicos realmente cheguem aonde deve, no caso os municípios, e assim cada vez mais possam ter melhor aplicação dos recursos para o cidadão”, mencionou Amélio Cayres.

Agenda Cidadã

A 16ª edição da Agenda Cidadã, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7, é um programa de capacitação de agentes públicos desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). Esta edição foi planejada como parte das comemorações dos 35 anos do Tribunal e contou com a participação de convidados de outros países, como os presidentes do Tribunal de Contas de Portugal, juiz conselheiro José F. F. Tavares, e do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza.

O evento está acontecendo no auditório da unidade II do Colégio Militar, em Palmas.

Realizado por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), o Agenda Cidadã é direcionado a gestores e legisladores estaduais e municipais, além de representantes de conselhos e da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a transparência e a eficiência da gestão pública, além de promover a participação ativa dos cidadãos no acompanhamento das ações governamentais, exercendo a cidadania através do controle social.

A abertura contou com a palestra magna ‘O Modelo de Tribunal de Contas e sua Adequação à Participação Cidadã’, apresentada pelo presidente do Tribunal de Contas de Portugal, juiz conselheiro José Tavares.

Participantes

O evento contou ainda com a participação do deputado Professor Júnior Geo (PSDB), governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), Deputado Vicentinho Júnior (Progressistas) agora no cargo de secretário extraordinário no governo, presidente da ATM e prefeito de Talismã Diogo Borges, entre outros prefeitos, secretários estaduais e municipais e servidores do TCE.