Parlamentares participam de inauguração do Anexo da Sefaz

Por Maisa Medeiros
15/06/2024 09h58 - Publicado há 1 mês
Nova unidade conta com uma estrutura moderna e tecnológica
Koró Rocha / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos) participou nessa quinta-feira, 4, da inauguração do Anexo da Secretaria Estadual da Fazenda. A nova unidade conta com uma estrutura moderna e tecnológica para ampliar os atendimentos aos contribuintes e proporcionar mais agilidade e eficácia.

A cidade do contribuinte, como foi registrada na placa de inauguração, concentra os serviços tributários do setor de cadastro, parcelamento de débitos da dívida ativa, ICMS, ITCD e IPVA, também a área de contabilidade geral do Estado e o setor de tecnologia e inovação fazendária. Cerca de 350 servidores trabalham no Anexo.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, o novo prédio foi planejado para oferecer um atendimento tecnológico para que o contribuinte possa ter respostas fiscais mais ágeis e eficientes e consiga resolver as suas pendências e emitir seus documentos de forma mais rápida e desburocratizada.

“Com os investimentos tecnológicos já tivemos muitos avanços. Hoje conseguimos emitir certidões e documentos em um mês, que antes demorava um ano para ser emitida e a nossa intenção é fazer isso em apenas um clique. Nós estamos atendendo mais de mil pessoas nesta unidade, e a Secretaria da Fazenda disponibiliza mais de 50 serviços on-line, que pretendemos dobrar até o final do ano. Tudo isso só é possível graças aos deputados, e aos servidores que trabalham com empenho e dedicação”, enfatizou o secretário da Fazenda.

Parceria

Amélio Cayres destacou em seu discurso que a Assembleia segue empenhada na parceria com o Governo do Estado para dar andamento as matérias tributárias e manter o diálogo com os gestores para apoiar as ações que ampliam e fomentam os serviços da Sefaz que facilitam a vida dos contribuintes.

”O pagamento dos tributos são recursos que retornam para a população tocantinense. Nós, da Assembleia, temos sido parceiros nesse sentido, na votação das leis, como do Refis, que concede benefícios e facilita os pagamentos para as pessoas e também temos sido parceiros da Secretaria da Fazenda e de todos os secretários principalmente no que se refere ao apoio para ampliar os atendimentos e oferecer serviços de qualidade para os tocantinenses”, destacou o deputado.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também ressaltou que os investimentos feitos pelo Executivo em tecnologia e nos servidores já estão dando frutos.

“O Poder Público precisa dar suporte para o cidadão e para as empresas para que possam crescer juntos e dependam cada vez menos da máquina pública. Nosso governo tem se empenhado em ampliar os serviços tecnológicos e para isso os servidores tiveram que fazer cursos até em outros países, como na Estônia para oferecer o melhor atendimento para os nossos cidadãos. Estamos investindo no servidor e melhorando as condições de trabalho para que o retorno beneficie também outras pessoas. Fizemos o pagamento da dívida pública para restaurar a capacidade de investimento em todas as áreas. Também vamos facilitar os pagamentos tributários e ampliar os benefícios fiscais para que o Estado cresça e evolua, para gerar mais empregos por meio da abertura de novas empresas”, ressaltou o governador do Tocantins.

Além do presidente da Assembleia Legislativa participaram do evento de inauguração, os deputados Valdemar Júnior (Republicanos), Aldair Gipão (PL), Jair Farias (UB) e Marcus Marcelo (PL). Também compareceram o vice-governador Laurez Moreira (PDT), o senador Eduardo Gomes (PL), os deputados federais, Alexandre Guimarães (MDB) e Vicentinho Júnior (PP),  e ainda diversos secretários de Estado, o presidente do Detran, Willian Gonzaga, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), o  presidente da Faciet, Fabiano do Vale, o presidente da Acipa, Joseph Madeira e o presidente da Aciara, Willian Rezende.