Saúde Metropolitana: programa inédito do Deputado Mantoan beneficiará milhares de tocantinenses
Idealizado pelo Deputado Estadual, Eduardo Mantoan (PSDB), o programa Saúde Metropolitana será realizado em parceria com a Prefeitura de Palmas, trazendo uma proposta inédita de atendimento, através da destinação de emenda parlamentar. O programa foi lançado na tarde desta quinta-feira, 6, na capital, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré.
“Pela primeira vez, o Tocantins terá uma campanha de promoção de saúde desta proporção, em que o atendimento é ampliado para mais de uma especialidade médica e para exames mais complexos. Tudo isso, para atender com qualidade e de forma rápida quem depende da rede pública de saúde para iniciar, por exemplo, um tratamento decisivo na cura de doenças graves. O Saúde Metropolitana vem da necessidade de transformar esta realidade, fazendo diferente para fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou Mantoan.
Ao todo, o parlamentar destinou R$ 2 milhões para Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, possibilitando o atendimento de pacientes da capital e de outros 37 municípios do Tocantins. A emenda garantirá o acesso de milhares de pessoas a consultas especializadas e exames de média e alta complexidades, que serão realizados na rede pública de saúde da capital. “Já entrou para a história como o deputado estadual que em 35 anos de Palmas colocou a maior emenda individual para a saúde”, comemorou a prefeita Cinthia Ribeiro.
De acordo com a Secretária de Saúde de Palmas, Anna Crystina Bezerra, 127 municípios tocantinenses têm Palmas como a referência de saúde. “Apesar desses procedimentos de média e alta complexidades estarem previamente pactuados entre a capital e estas cidades, não há possibilidade de execução devido à defasagem de décadas da tabela SUS do Governo Federal, necessitando de complementação dos valores do procedimento na compra dos serviços na rede privada. Com isso, Palmas e demais municípios precisam arcar com a complementação dos valores de suas demandas para garantir o acesso à saúde de sua população. Como os repasses da União são insuficientes para o pagamento por estes exames complexos e pelas consultas especializadas, a emenda do deputado Mantoan será aplicada justamente nesta contrapartida para complementação dos valores, possibilitando assim o acesso aos atendimentos”, explicou a responsável pela pasta.
A Semus fará o gerenciamento do programa, sendo que os atendimentos serão divididos por blocos de serviços de saúde nas cores do Saúde Metropolitana: verde, amarela e vermelha. Sendo verde para consultas, amarela para exames de média complexidade e vermelha para os de alta complexidade.
O lançamento do programa Saúde Metropolitana ocorreu nessa quinta-feira, 6, na presença de prefeitos, secretários de saúde, do Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy Passos; dos deputados estaduais, Júnior Geo e Vanda Monteiro; do presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha, além dos vereadores Waldson da Agesp, Márcio Reis, Eudes Assis, Iolanda Castro, Major Negreiros, Daniel Nascimento, Sargento Júnior Brasão e Solange Duailibe, de vereadores de outros municípios tocantinenses, entre outras autoridades, no auditório da ETI Almirante Tamandaré.
Confira abaixo a lista das 38 cidades contempladas nesta 1ª fase do Programa Saúde Metropolitana:
Aparecida do Rio Negro
Araguacema
Barrolândia
Brejinho de Nazaré
Chapada da Natividade
Conceição do Tocantins
Dianópolis
Divinópolis
Dois Irmãos
Fátima
Figueirópolis
Ipueiras
Lagoa do Tocantins
Lajeado
Lizarda
Marianópolis
Mateiros
Miracema do Tocantins
Miranorte
Monte do Carmo
Novo Acordo
Oliveira de Fátima
Palmas
Paraíso do Tocantins
Paranã
Pindorama
Pium
Porto Nacional
Pugmil
Rio Sono
Santa Maria do Tocantins
São Félix do Tocantins
Santa Tereza do Tocantins
São Valério
Silvanópolis
Tabocão
Tocantínia
Tupirama