Presidente da AL prestigia abertura do Quinto Fórum do Lago

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Quinto Fórum do Lago
Com o tema “Uso e Ocupação Legal e Ordenada”, começou, na manhã desta segunda-feira, dia 25, no auditório da Universidade Federal do Tocantins – UFT -, o 5o Fórum em Defesa do Lago, uma iniciativa da Organização Jaime Câmara. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), do presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), do vice-governador Paulo Sidnei (PPS), do reitor da UFT, Alan Barbiero, do presidente da Agência Nacional de Água, José Machado, do prefeito de Palmas, Raul Filho, além de outras autoridades. Dentre as reivindicações do fórum, estão a implantação do Plano de Uso Múltiplo do Lago e do Fundo Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que devem agilizar a implantação de ações para o aproveitamento sustentável do reservatório. Também estão, na pauta do evento, temas como educação ambiental como instrumento de transformação, políticas públicas integradas e seu aproveitamento para a atividade turística. O presidente Carlos Henrique Gaguim acredita que a realização do fórum seja essencial para o Tocantins, porque mobiliza autoridades e a sociedade em defesa não só do lago, mas também dos recursos hídricos do Estado. O lago O lago foi formado com a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no município de Lajeado, a 70km de Palmas. De uma hora para outra, a cidade ganhou um grande espelho d’água, mudando para sempre o cenário da Capital do Tocantins. O reservatório tem sete milhões de metros cúbicos e uma profundidade média de 3,5 metros e máxima de 60 metros. Toda a área do lago tem 630km², com 170km de extensão, que margeiam seis municípios: Palmas, Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Ipueiras e Brejinho de Nazaré. (Penaforte)