Aleto participa do 39º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo

Por Suzana Barros
15/06/2024 10h31 - Publicado há 15 dias
Evento reuniu representantes de Escolas do Legislativo de todo o país
Divulgação/ABEL / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) esteve representada no 39º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas. Realizado em Brasília (DF), no final da última semana, o evento promoveu a troca de experiências e discussões sobre boas práticas no campo Legislativo, no controle externo e na educação legislativa.

Organizado pela Escola do Legislativo do Distrito Federal, em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), o evento reuniu representantes das Escolas do Legislativo e de Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Tocantins

A Escola do Legislativo do Tocantins foi representada pela diretora da instituição, Luciene Raposo, pela a coordenadora administrativa, Cristina Rezende e pela assistente Alsirene Feitosa.

Segundo Luciene Raposo, o evento foi de grande aprendizado e atualização sobre as ações federais, estaduais e municipais, favoráveis para a implementação das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas.

“Foi um momento muito rico para todos. Os temas debatidos foram importantes para nossa reflexão, possibilitando sair do espaço que estamos nos permitindo olhar por outros ângulos”, avaliou a diretora.

Aproximação

Na opinião do presidente da ABEL, Roberto Lamari, o encontro foi uma oportunidade de aproximar as pessoas que fazem a educação legislativa acontecer em mais de 400 municípios brasileiros, “permitindo conexão, troca de experiências e a realização de ações futuras de forma colaborativa”.

Palestras

Entre os palestrantes destacam-se Stela Maria Vaz, diretora do Comitê de Igualdade do Senado Federal, que falou sobre equidade de gênero; Rildo Cosson, doutor em Letras e Educação, autor de livros, pesquisador do Ceale–UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, que abordou o tema “Uma Escola para o Legislativo”; e Humberto Dantas, doutor em Ciência Política e coordenador de graduação da Fipe, que debateu com os participantes sobre “Escolas do Legislativo em Rede e a Longo Prazo”.