Nova ponte de Porto Nacional, um marco para o desenvolvimento do Tocantins, destaca Valdemar Júnior

Por Terciany Lima
15/06/2024 11h21 - Publicado há 15 dias
Um momento histórico para o Tocantins que reuniu várias autoridades.
SECOM - Porto Nacional / HD

Uma das obras mais importantes do estado do Tocantins, a nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional Prefeito Antônio Poincaré de Andrade, foi entregue à população tocantinense na tarde desta sexta-feira, dia 14, com uma grande festa, pelo governador Wanderlei Barbosa acompanhado do vice-governador Laurez Moreira, do deputado Valdemar Júnior, do prefeito da cidade Ronivon Maciel e demais autoridades.

A solenidade, que contou com a participação de várias autoridades tocantinenses, municipais, estaduais, federais e da população em geral, iniciou com uma caminhada das autoridades pela ponte, da margem esquerda até a margem direita do rio Tocantins, percorrendo toda a extensão da ponte. Ao final da caminhada, ocorreu o descerramento da placa pelo governador. Em seguida, as autoridades se deslocaram para o palco, onde aconteceu o discurso do governador Wanderlei Barbosa e, posteriormente, as apresentações artísticas.

Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa destacou o momento histórico para o Tocantins e Porto Nacional. "A inauguração desta ponte representa um marco em nossa história e na infraestrutura do Estado. É a maior obra que entregamos no Estado, um sonho realizado para nossa população. A ponte é uma ligação vital que vai transformar a vida de milhares de pessoas, facilitando o transporte e a comunicação entre as regiões. Vai permitir o escoamento mais rápido e eficiente da produção agrícola e industrial do nosso Estado," disse.

"Além disso, hoje aposentamos oficialmente o uso das balsas. Agora, com esta estrutura moderna e segura, garantimos que Porto Nacional e toda a região possam crescer e prosperar, conectando-se de forma eficaz com a capital, Palmas, e outros municípios importantes. Esta obra é um símbolo do nosso compromisso com o progresso e o bem-estar da nossa gente. E, para finalizar, anuncio que a antiga ponte será palco de um cenário de lazer e cultura para todos os portuenses," completou Wanderlei Barbosa.

O Deputado Valdemar Júnior comemorou a inauguração do empreendimento. "Durante anos aguardamos ansiosos por este grande momento. Hoje, estamos realizando nossos sonhos em poder trafegar novamente com segurança e tranquilidade sobre a nova ponte de Porto Nacional. Esta conquista é de todo os tocantinenses e moradores desta região. E representa um marco no desenvolvimento do Tocantins," declarou.

O parlamentar ainda ressaltou a importância da nova ponte ao atrair investimentos, fomentar o comércio local e regional, e promover o crescimento econômico, com a melhoria da infraestrutura de transporte e logística da região.

"Uma obra que contribuirá significativamente para a vida de todos, promovendo a interligação entre os municípios, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias, reduzindo o tempo de viagem e os custos de transporte e também permitindo o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas de maneira mais eficiente para os mercados consumidores. Isso não só beneficiará os moradores locais, como também impulsionará o comércio, o turismo e a economia regional como um todo," afirmou.

"Sinto muito orgulho em poder ter contribuído para esta realização desta obra, que demonstra nosso trabalho e compromisso com Porto Nacional e a região," frisou.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, que chegou logo no início da tarde para a solenidade de inauguração da nova ponte, emocionou-se ao falar sobre a nova via de acesso. "Esta é uma conquista de todos. O Tocantins está em franco crescimento e a nossa cidade vem acompanhando tudo isso", destacou.

"A nova ponte trará ainda mais desenvolvimento para a nossa população. Fico muito emocionado por ver que, após 45 anos, uma nova ponte é construída aqui na nossa cidade, trazendo consigo a esperança de uma cidade cada vez mais desenvolvida e próspera," ressaltou.

Ponte de Porto Nacional

A nova ponte recebeu o nome do ex-prefeito de Porto Nacional, Antônio Andrade Poincaré, através do projeto de lei do Deputado Valdemar Júnior, apresentado em 1º de setembro de 2020. A obra, que levou quase cinco anos para ser concluída, foi construída com recursos no valor de R$ 149 milhões, financiados pelo Banco BRB, com a participação dos deputados estaduais na aprovação do financiamento na Assembleia Legislativa.

Com uma estrutura de 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro, além de 90 vigas que compõem a estrutura da construção, a nova ponte vai substituir a antiga ponte, que havia sido interditada para o transporte de veículos de grande porte por problemas estruturais.