Dia do Orgulho Autista: Prof. Júnior Geo destaca projetos de sua autoria que garantiram direitos às

Por Marimar Aiala
18/06/2024 15h15 - Publicado há 29 dias
Professor Júnior Geo
Professor Júnior Geo
Talita Gregório / HD

Em 18 de junho é comemorado O Dia do Orgulho Autista, data escolhida pelos próprios autistas para celebrar e reconhecer as diferenças de forma natural e inclusiva na sociedade. Sempre atento à inclusão social, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) destaca nesta data, três projetos de sua autoria que garantiram direitos às pessoas com esse transtorno.

Trabalho em casa

Em abril de 2021, Geo requereu a implantação do sistema de trabalho em “home office” a todas os servidores públicos que são pais ou mães de crianças autistas. O professor explicou a importância do papel dos pais e mães no desenvolvimento de crianças com autismo. “A família enfrenta desafios como a inclusão social, a carência em atendimentos especializados como terapias, psicologia, neurologia, entre outras” –destacou.

Reserva de vagas exclusivas

Em novembro de 2022, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 738, que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento específicas para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta foi sugerida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio de ofício e encaminhado à Casa de Leis. Conforme o texto, os estabelecimentos privados e públicos deverão destinar pelo menos 2% de suas vagas para essas pessoas.

Carteira de Identificação

Em março de 2023, Geo requereu a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento garantiu a atenção integral e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Essa solicitação partiu de pai de autista de Gurupi, o Professor Celso Henrique Viegas” – informou.

TEA

O TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, classificado como um dos Transtorno do Neurodesenvolvimento, é caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social e por comportamentos restritos e repetitivos.

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