Deputados prestigiam lançamento do programa Pé-de-Meia no Tocantins

Por Elpídio Lopes
21/06/2024 11h15 - Publicado há 9 dias
Evento foi realizado nesta quarta-feira, 19, na Escola Estadual Professora Elisângela, em Palmas
Clayton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), juntamente com outros parlamentares, representou o legislativo no lançamento do programa Pé-de-Meia no Tocantins. Lançado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o evento foi realizado nesta quarta-feira, 19, na Escola Estadual Professora Elisângela, em Palmas.

Amélio Cayres usou a palavra para defender que a parceria entre o Governo Federal, Governo estadual e prefeituras na área da educação é de suma importância para a formação escolar dos estudantes, e que possibilitará a chegada dos jovens ao ensino superior.

Segundo Amélio, a parceria também deve favorecer a conclusão de obras da educação paralisadas em diversos municípios do estado. “A comunidade cobra o término dessas obras inacabadas e a parceria entre as instâncias de governos precisa possibilitar o término dessas importantes obras”, disse Cayres.

O presidente da Aleto cobrou mais investimentos em cursos técnicos, para que os jovens, ao terminar o ensino médio, já tenham uma profissão para entrar no mercado de trabalho e garantir melhor o seu futuro.

Já Camilo Santana afirmou que a educação é o melhor caminho para se progredir na vida. Segundo o ministro, o Programa Pé-de-Meia “é mais um ótimo estímulo para que o jovem em idade educacional permaneça na escola”, disse.

Camilo disse que cerca de 500 mil estudantes vinham deixando a escola a cada ano à procura da independência financeira e por dificuldades diversas.

Por sua vez, o governador Wanderlei Barbosa assegurou que a educação é a primeira prioridade do seu governo e garantiu que o Governo Federal é o principal parceiro da sua gestão para o desenvolvimento da educação.

“A meta é dar ensino de qualidade para os estudantes, bem como valorizar os professores e demais profissionais da educação”, destacou o governador.

Programa Pé-de-Meia

O Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, visa ajudar financeiramente o aluno de ensino médio matriculado na rede pública para que se mantenha na escola.

É uma espécie de poupança para incentivar a permanência de jovens de 14 a 24 anos nas escolas públicas. No entanto, a matrícula na rede de ensino deve ser feita até 2 meses após o início do ano letivo para que os estudantes possam participar da poupança.

Todo estudante de baixa renda matriculado no ensino médio da rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único pode se inscrever no Pé-de-Meia. Já no ato da matrícula, o estudante do ensino médio receberá em sua conta-poupança uma parcela de R$200.

Como funciona

Ao todo, são ofertados quatro incentivos aos estudantes pelo Programa Pé-de-Meia. O primeiro, de R$ 200, é pago no ato da matrícula.

Em seguida, o jovem pode receber até R$ 1.800 durante o ano letivo, em oito parcelas de R$ 200, caso mantenha uma frequência escolar de 80%. Com a conclusão do Ensino Médio, o estudante ganha mais R$ 3.000 (R$ 1.000 por cada série).

Caso o estudante realize a inscrição no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, garante mais R$ 200 de incentivo. Ou seja, com os três anos letivos completos, ele poderá receber até R$ 9,2 mil.

Também participaram da cerimônia os deputados Valdemar Júnior (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL), Léo Barbosa (Republicanos), Cláudia Lellis (PV) e Júnior Geo (PSDB). Compareceu ainda o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), o secretário estadual da Educação, Fábio Pereira Vaz, o presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, entre outras autoridades.