O deputado petebista José Geraldo defendeu, nesta quarta-feira, dia 29, ações governamentais para solucionar o problema das queimadas no Estado. Ele destacou os focos de incêndios que estão devastando a vegetação nativa e diversos pastos agrícolas tocantinenses.
“Temos que pensar numa defesa civil bem estruturada, treinada e equipada, em cada cidade. Brigadistas e agentes comunitários urbanos e rurais levando informação, orientação, dando treinamento e incentivando as boas práticas conservacionistas”, frisou.
O parlamentar também afirmou que é preciso agir com antecedência para evitar que durante o decorrer do ano as queimadas não façam parte da pauta dos problemas tocantinenses. Ele ainda sugeriu uma parceria entre o Naturatins, Cipama e a Adapec na elaboração de um programa de educação ambiental, juntamente com a secretaria da agricultura para evitar assim as queimadas nos parques estaduais.
“O Estado tem que parar de remediar os problemas e agir efetivamente na solução. Nosso povo carece e merece nossa atenção, nosso esforço e nossa força parlamentar para que nunca mais tenham que passar por dias assim”, ressaltou Geraldo.
Os deputados Stalin Bucar (PSDB) e Marcello Lelis (PV) também se posicionaram a favor do discurso do petebista e demonstraram a preocupação com o momento de calamidade que algumas regiões do Tocantins estão passando. (Fernanda Silva)