Pedido de empréstimo para duplicação da ponte do lago de Palmas chega à CCJ

Por Elpidio Lopes
25/06/2024 20h13 - Publicado há 4 dias
Matéria foi encaminhada pela Mesa, na sessão matutina desta terça-feira, 25
Isis Oliveira / HD

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta manhã de terça-feira, 25, comandada pelo presidente interino deputado Ivory de Lira (PCdoB), encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), projeto que autoriza o Executivo a contratar empréstimo junto ao Banco de Brasília (BrB) para duplicar a ponte José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional.

A intenção do Governo é captar R$ 250 milhões com garantia da União, de modo a subvencionar o projeto da referida travessia, garantindo a eficiência no transporte e o desenvolvimento sustentável da região beneficiada.

O Poder Executivo destaca que a via de acesso tem fundamental importância em diversos aspectos, mas no momento encontra-se com fluxo limitado, diante da atual demanda. “Essa limitação revela a urgente necessidade de duplicação da referida ponte, bem como da rodovia TO-080, no trecho entre Luzimangues e Paraíso do Tocantins, que na sequência poderá receber o mesmo serviço”, ressalta o projeto.

Por sua vez, Ivory de Lira defendeu que, devido a urgência e a importância da propositura, a Casa de Leis deverá aprovar a matéria ainda no primeiro semestre, antes do recesso parlamentar, que se inicia em 8 de julho.

Outros projetos na CCJ

Entra em tramitação projeto do deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) que institui, no âmbito do Estado do Tocantins, o Programa Saúde nas Escolas, para garantir a assistência à saúde dos alunos, em todas as etapas da educação básica.

Outro projeto determina a fixação de placa de sinalização com o número de canal para realização de denúncia de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Já de autoria do deputado Léo Barbosa (Republicanos) uma matéria estabelece a Política de Educação Digital – Cidadania Digital, nas escolas das redes pública e privada de ensino do Estado do Tocantins, com o objetivo de criar um ambiente virtual adequado, responsável e saudável, e promover ações de alfabetização digital que incentivem o uso consciente da internet e das redes sociais.

Apresentado por Gutierres Torquato (PDT), projeto que institui campanha de educação e conscientização sobre Desastres Ambientais no Campo e na Cidade.

Por fim, propositura apresentada por Marcus Marcelo (PL) declara de Utilidade Pública Estadual o Associação Mãos Estendidas, localizada no município de Araguaína.