Gaguim lembra dificuldades do início de Palmas durante homenagem na Câmara

Por Dicom
03/09/2007 13h02 - Publicado há 16 anos
Gaguim em entrega de Título de Cidadão Palmense
O presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), em discurso de não mais que seis minutos, por ocasião da sessão solene de entrega de Título de Cidadão Palmense a dois goianos, os secretários de Estado, Dorival Roriz (Fazenda) e Roberto Sahium (Agricultura), na Câmara Municipal de Palmas, fez reviver na memória dos pioneiros ali presentes alguns momentos marcantes do início da Capital. Representando o Legislativo, estavam presentes também outros quatro parlamentares: o líder do Governo, Paulo Roberto (DEM), Cesar Halum (DEM), Eli Borges (PMDB) e José Viana (PSC). O vice-governador, Paulo Sidnei (PPS) representou o governador Marcelo Miranda. A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Braga (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas. O início de Palmas faz parte de uma época de dificuldades em que fatores como o calor, presente ainda hoje, e a poeira, bem menos, tomavam conta do ar e não raramente eram companheiros constantes, principalmente nos horários das refeições, nas instalações improvisadas. O presidente lembrou do “Golfo Pérsico”, uma invasão que ficava numa área atrás da atual sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada às margens do Córrego Água Fria, onde já naquela época ele procurava socorrer como podia os que precisavam de ajuda. E nas horas de dificuldade, o apoio vinha, não raro, do então diretor regional da EMSA (Empresa Sul Americana de Montagem S/A), Dorival Roriz. Muitas vezes uma ajuda em forma de uma simples tábua para tapar um buraco ou ajudar a fazer um barraco, uma proteção contra a chuva. “Então, é em nome desse povo que esse título é dirigido a você, Roriz”, disse Carlos Gaguim. Para o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Carlos Braga (PMDB), autor do projeto de lei que dá o título ao secretário da Agricultura, Roberto Sahium, é o homem que anda por todo o Tocantins, levando a fortuna e a alegria para o povo. “Esse Título de Cidadão Palmense é em nome do seu povo”, disse Carlos Braga. Ao discursar, Dorival Roriz (cujo título é de autoria do então vereador Humberto Camelo, hoje presidente da Adapec) destacou que ninguém faz nada sozinho; por isso, dividiu a homenagem com os que estiveram com ele em toda essa caminhada. “Chegamos a Palmas quando tudo não passava de um descampado”, lembrou ele. (Francisco Damasceno)