Maior emenda da história: 1.000 pacientes já foram atendidos pelo Saúde Metropolitana de Mantoan
Lançado há
apenas 20 dias, o programa Saúde Metropolitana vem gerando uma grande
mobilização no Tocantins. Depois do sucesso do primeiro mutirão, o deputado
estadual, Eduardo Mantoan (PSDB), promove o segundo neste sábado (29), em
parceria com a Prefeitura de Palmas. “Fui surpreendido positivamente com esta
enorme repercussão com direito a agradecimentos dos pacientes e de seus
familiares, novos pedidos de inserção de cidades nas próximas fases do
programa, além das atenções voltadas para o funcionamento da Região
Metropolitana de Palmas, algo que defendo há mais de dois anos, inclusive com
proposituras apresentadas na Assembleia Legislativa do Tocantins. Estamos de
fato “conectando cidades e transformando vidas”, como diz o próprio slogan do
Saúde Metropolitana”, comemorou Mantoan.
Amanhã, os atendimentos serão realizados das 8h às 18h, no Amas - Ambulatório de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado, em Palmas, onde novamente mais 500 pacientes estão agendados, entre eles moradores da capital e de parte dos outros 37 municípios do interior.
Neste segundo mutirão, os pacientes estão vindo das seguintes cidades: São Valério, Araguacema, Novo Acordo, Divinópolis, Santa Tereza do Tocantins, Marianópolis, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Silvanópolis, Lajeado, Pindorama, Dois Irmãos, Lizarda, Lagoa do Tocantins e Ipueiras.
Estes cerca de 1.000 atendimentos em somente dois mutirões estão sendo possíveis graças à destinação da emenda parlamentar do deputado Mantoan de R$ 2 milhões para a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, permitindo que exames e consultas de média e alta complexidades fossem realizadas na capital. Esta é a maior emenda do legislativo estadual para a saúde de Palmas, que é referência para 127 municípios.
Outro diferencial do Saúde Metropolitana é a abrangência, não limitando os procedimentos a somente uma especialidade médica e ampliando o número de pessoas assistidas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, responsável pelo gerenciamento do programa, é atender cerca de 7 mil pessoas só este ano.