Para Chinaglia, aplicação das leis atuais é a melhor forma de combater desmatamento ambiental

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputado Arlindo Chinaglia
Meio Ambiente, reforma política e crise no Senado foram alguns dos assuntos tratados na entrevista coletiva concedida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), nesta segunda-feira, dia 25, na sala de reuniões da Assembléia Legislativa Tocantinense. Para Chinaglia, eventos como este servem para instigar os jovens à militância voluntária e disseminar o ideal da preservação ambiental. Elogiando as belezas naturais de Palmas, o parlamentar citou sua preocupação com as bacias hidrográficas do país. Segundo ele, “por falta de cuidado ou nós perdemos alguns riachos e rios, ou os colocamos em risco”, disse. Por isso, afirmou Chinaglia, os deputados precisam desenvolver um levantamento minucioso dessas bacias e tratar do tema, que ele classificou como “nacionalmente relevante”. Ainda falando sobre meio ambiente, o presidente da Câmara dos Deputados defendeu as aplicações das leis atuais como forma de combater o desmatamento que, de acordo com ele, caracteriza uma cultura de obstáculo à preservação ambiental. Entretanto, o deputado ressalvou que “quando a imprensa noticia e quando as crianças, adolescentes e jovens aprendem nas escolas (sobre educação ambiental) a questão avança. Esse deve ser um trabalho permanente”, declarou. Chinaglia comentou ainda sobre temas políticos atuais como a reforma política e as denúncias sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O deputado declarou que “a denúncia não caracteriza automaticamente culpa. Temos que aguardar”, comentou. O parlamentar declarou-se, ainda, favorável à aprovação do financiamento público de campanhas por ser, segundo ele, “infinitamente mais barato”. (Glauber Barros)