Aleto abre exposição em alusão aos 500 anos da reforma protestante

Por Elpídio Lopes
13/08/2024 15h03 - Publicado há 18 dias
Exposição estará aberta à visitação na Aleto até sexta-feira, 26, das 9 às 17 horas
Silvio Santos / HD

“No princípio era o Verbo”. Este é o tema da exposição organizada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em alusão aos 500 Anos da Reforma Protestante, a qual vem percorrendo diversas cidades brasileiras. A exposição estará aberta à visitação na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) até esta sexta-feira, 26, das 9 às 17 horas.

A apresentação é realizada em parceria com a Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas e Tocantins (OMEP -TO), com a intermediação do gabinete do deputado Gipão (PL).

Na abertura da mostra nesta quinta-feira, 25, Gipão agradeceu ao presidente da Assembleia, deputado Amélio Cayres (Republicanos) por disponibilizar o espaço e a estrutura da Casa de Leis para recepcionar a história da escritura sagrada. Ele garantiu ainda que a Bíblia é o livro que tem de ser lido, estudado, entendido e praticado.

Gipão também agradeceu a Deus pelo que conquistou em toda sua trajetória de vida, inclusive por ser um representante da sociedade no legislativo.

O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) ao se manifestar na oportunidade, afirmou que a partir da leitura da Bíblia pode se conhecer como fazer o melhor pela sociedade. Já a deputada professora Janad Valcari (PL), disse: “quando a gente tem a palavra de Deus como propósito só podemos fazer o bem”, garantiu.

O Presidente da OMEP, pastor Sebastião Tertuliano, afirmou que a bíblia é um manual de vida e que o homem sem ela é um ser errante, pois a mesma é um instrumento para o caminho da vida.

Afirmou ainda que o livro sagrado é o ordenamento jurídico principal no mundo. “Todos os ordenamentos jurídicos no mundo tem um fundamento preliminar na bíblia, eles nascem sob a palavra de Deus. Leia a bíblia para ser sábio e para ser salvo”, fundamentou Tertuliano.

A abertura contou com uma palestra do pastor Gibson Santos, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil que falou sobre “a origem a compilação e a preservação das escrituras sagradas ao longo dos séculos”.

Reforma Protestante

Com peças do acervo do Museu da Bíblia (MuBi) de Barueri-SP, a mostra apresenta a contribuição da Reforma Protestante, promovida por Lutero, para a tradução, impressão e divulgação da Bíblia. São contemplados o “tempo dos manuscritos”, o “tempo dos impressos” e os “tempos digitais".

O movimento da reforma da Igreja ocorrido há 500 anos, foi fundamental para a difusão da Bíblia Sagrada. A Reforma redescobriu a mensagem da Bíblia. Lutero viu na Bíblia, mais do que um livro, para ele, a mensagem do livro sagrado era para ser ouvida, refletida, contada, estudada, ensinada e pregada em família e comunidade.

A Reforma buscou comunicar a mensagem da Bíblia de maneira compreensível. Até então a mensagem não era compreendida pelo povo na época de Lutero. A Reforma por tanto aproveitou a tecnologia da época para difundir a mensagem bíblica. Entre 1450 e 1460, Gutenberg desenvolveu a prensa com tipos móveis, o que revolucionou a indústria do livro. Em 1522 o Novo Testamento traduzido por Lutero, foi publicado com essa tecnologia o que diminuiu os custos e acelerou o processo de difusão do Livro Sagrado na língua do povo e, ainda estimulou a alfabetização das pessoas. Os anos que se seguiram à Reforma foram de abundante produção e propagação da Bíblia também em outras línguas.

Para acessar a Bíblia digital, a SBB criou site: www.sbb.org.br.