Foi aprovada, na sessão desta terça-feira, dia 4, a urgência na tramitação de um requerimento do deputado José Geraldo (PTB). A matéria solicita aos representantes do Estado no Congresso Nacional que se manifestem contra a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Segundo o deputado, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que a maioria das micros e pequenas empresas utiliza dinheiro em papel para fugir da CPMF, do alto custo das tarifas bancárias e dos cartões. Outra pesquisa, com base em dados do IBGE, ainda segundo o deputado, indica que os brasileiros trabalham sete dias por ano para pagar este imposto.
José Geraldo lembra que o tributo nasceu para financiar melhorias para a saúde pública. Entretanto, ele afirma que, “depois de tantos anos, o brasileiro continua a sofrer com o imposto e ainda sofre com o sistema precário de saúde”, critica. Por isso, o deputado solicita que os representantes do Tocantins no Congresso Nacional, ou seja, os deputados federais e senadores se manifestem contra a prorrogação do imposto. (Glauber Barros)