Requerimento que defende continuidade do Programa Água para Todos no Estado é aprovado

Por Elpídio Lopes
11/09/2024 19h00 - Publicado há 2 meses
Moisemar disse que a interrupção do programa pode acarretar sérios prejuízos para as comunidades
Moisemar disse que a interrupção do programa pode acarretar sérios prejuízos para as comunidades
Clayton Cristus / HD

Entre as matérias aprovadas pelos parlamentares na sessão desta quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), está uma do deputado Moisemar Marinho (PSB), que cobra do Governo a continuidade do Programa “Água para Todos”, nos municípios tocantinenses. O requerimento será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

Para o parlamentar, a interrupção do “Água para Todos” pode acarretar sérios prejuízos para as comunidades, levando à escassez de água e agravando as condições de vulnerabilidade social. “Esse programa é de suma importância, pois promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das populações residentes em áreas rurais e urbanas que enfrentam dificuldades no acesso à água potável”, defendeu Moisemar.

Patrulha Maria da Penha

Com várias solicitações aprovadas, a deputada Vanda Monteiro (UB), pede em uma delas, que o Executivo estadual amplie o número de municípios tocantinenses atendidos pela Patrulha Maria da Penha (PMP).

Vanda reconhece que a Polícia Militar trabalha constantemente no combate à violência contra a mulher. No entanto, para ela, é necessário ampliar o atendimento da Patrulha para todos os municípios tocantinenses.

“Pela excelência do trabalho desenvolvido, é nosso desejo que todos os 139 municípios tocantinenses sejam contemplados com a PMP, levando ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou Vanda.

Demais requerimentos

Entre as aprovações estão requerimentos de Cláudia Lelis (PV), que pede ao Governo a aquisição de uma máquina de raio X para o Hospital Municipal de Barrolândia e melhorias urgentes na TO-030, entre os distritos de Taquaruçu e Buritirana.

Também recebeu a anuência dos parlamentares, a petição da deputada Luana Ribeiro (PCdoB), que sugere a Polícia Civil na estrutura do Executivo como secretaria de estado.

Incluído no rol de matérias aprovadas, está aquela apresentada por Nilton Franco (Republicanos), que propõe a compra de aparelho de ar condicionado para as escolas das aldeias indígenas Macaúba e Ibutuna, no município de Pium.

Por sua vez, o deputado Professor Júnior Geo (PSDB) reivindica ao Governo reforço da PM, em Taquaruçu; e Wiston Gomes (PSD), que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), faça a total climatização do Hospital Regional de Augustinópolis.

Ainda foram aprovados requerimentos dos deputados Marcus Marcelo e da Professora Janad Valcari, ambos do Partido Liberal, que requereram respectivamente a pavimentação de trecho da TO-226 e a implantação de estímulo ao descarte adequado dos resíduos sólidos.

Outras matérias aprovadas foram as de iniciativas dos deputados Jorge Frederico (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD) e Gutierres Torquato (PDT).