Relatório final da Assembléia Participativa é aprovado em plenário
Após sete reuniões da Comissão Especial, nas cidades-pólos de Araguaína, Colinas, Paraíso, Gurupi, Taguatinga, Palmas e Augustinópolis, abrangendo os 139 municípios tocantinenses, os deputados aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, dia 4, o relatório final da “Assembléia Participativa: a Voz e a Vez do Cidadão”.
Ao todo, foram apresentadas 10.707 sugestões, coletadas junto à população, que serão encaminhadas ao Governo do Estado, com o objetivo de contribuir na formulação do Plano Plurianual 2008/2011, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Estadual para o próximo ano.
O projeto, iniciado no início do mês de maio deste ano, foi uma iniciativa do presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), aprovado por unanimidade pelos demais deputados, sob a presidência do deputado Paulo Roberto (DEM), líder do governo, e com relatoria da deputada Josi Nunes (PMDB).
O resultado final mostra a participação de cada deputado e os números de propostas apresentadas por cidades e assuntos. Os deputados que encaminharam maior número de sugestões foram Carlos Henrique Gaguim, com 2.915; Luana Ribeiro (PR), com 2.017 e Iderval Silva, com 1.229.
Já as cidades onde foi coletado o maior número de propostas foram Palmas, com 4.737; Augustinópolis, com 1.423 e Gurupi, com 777. Na categoria assunto, o maior número de reivindicações ficou nas áreas de infra-estrutura, com 1.305; saúde, com 1.217 e de educação, com 904 sugestões.
De acordo com o deputado Carlos Henrique Gaguim, as metas foram plenamente atingidas. “A participação e o envolvimento da população foram sempre crescente em todas as edições. Quero agradecer a todos os colegas parlamentares, aos nossos servidores e a todas as pessoas que acreditaram nesta nova forma de legislar e que contribuíram para chegarmos a este brilhante resultado que, com certeza, vai ter reflexos na qualidade de vida do povo tocantinense”, afirmou.
A relatora, deputada Josi Nunes, também aproveitou para salientar que esta ação do Parlamento Tocantinense permite aos deputados participarem de todas as fases de elaboração e votação do planejamento de governo.
Já o presidente do programa, deputado Paulo Roberto enfatizou que a Assembléia Participativa é importante, porque permite à sociedade organizada compartilhar diretamente das ações do governo, fazendo as reivindicações que deseja ver transformada em obra para a sua localidade. (Penaforte)