O deputado Stalin Bucar (PSDB) subiu à tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6, para comunicar aos colegas de Parlamento que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) aprovou, por unanimidade, a inclusão, em sua equipe, de um membro do Legislativo. Segundo o deputado, a informação lhe foi passada pelo secretário de Segurança Pública estadual, Hebert Brito Barros.
A inclusão de um representante da Assembléia no GGI ocorre em atendimento a uma iniciativa do deputado Stalin que, em abril deste ano, apresentou um requerimento solicitando a medida. A Casa aprovou a urgência na tramitação da proposta, no dia 17 daquele mês, bem como o requerimento, no dia seguinte. Stalin é o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia.
GGI
O GGI é um comitê de integração de diversos órgãos federais e estaduais, exigido pelo governo federal para a adesão dos Estados ao Sistema Único de Segurança Pública. O gabinete é responsável por coordenar as ações de repressão ao crime.
O grupo é representado pelas polícias Civil, Militar, Federal e Federal Rodoviária. Também fazem parte do GGI os ministérios públicos federal e estadual, as secretarias de Segurança Pública Federal e Estadual, e de Cidadania e Justiça, além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Justiça Federal e Estadual e a Procuradoria-Geral da República no Tocantins. (Glauber Barros)