O deputado Stalin Bucar (PSDB) voltou a ocupar a tribuna do Parlamento Tocantinense, na sessão desta terça-feira, dia 11, para cobrar ações do governo estadual na área de saúde. O deputado alega, baseado em noticiários da imprensa local, que há deficiências no sistema de saúde do Tocantins. “Os hospitais não estão preparados para atender bem ao público. A imprensa vem registrando casos que mostram pacientes em estado de emergência e sem o atendimento necessário”, afirmou. Ele lembrou que o bloco de oposição “vem lutando para a instalação de uma CPI da Saúde e que, por falta de uma assinatura, o requerimento ainda não pode ser apresentado”.
Sobre as acusações, o deputado Junior Coimbra (PMDB) disse que o Estado vem tendo sucessivos avanços nos serviços prestados à população. “Sabemos que é preciso aperfeiçoar, mas os problemas que o Tocantins enfrenta são os mesmos que acontecem em outros Estados do País. Ao longo dos últimos anos foram construídos mais hospitais, tivemos mais eficiência no atendimento, qualificação e serviços especializados, atendendo cada vez melhor à nossa gente”, justificou.
Conferência Estadual de Saúde
Esta semana o Governo do Tocantins realiza a 6ª Conferência Estadual de Saúde, com o objetivo de debater todas as áreas do setor, além de apresentar um balanço dos serviços realizados e implementados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). De acordo com o relatório apresentado pela Sesau, o Tocantins encontra-se em boa situação em comparação a outros Estados e as políticas de saúde tocantinenses estão voltadas para o fortalecimento e melhora da qualidade no SUS – Sistema Único de Saúde. (Penaforte)