Amélio Cayres participa da reativação do Colegiado de Presidentes durante 27ª Conferência da Unale
O presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), participou na manhã desta quinta-feira, 5, da reinstalação do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas Estaduais. O ato aconteceu com a participação de 12 representantes de Assembleias, durante a realização da 27º Conferência da União de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Na ocasião, foi eleita por unanimidade a chapa única do Colegiado, formada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (presidente), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (vice-presidente) e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (secretário-geral). A posse ocorrerá em 15 de janeiro, em Brasília.
Bruno Peixoto adiantou que sua gestão apresentará, na primeira reunião de trabalho do Colegiado, um copilado de normas e legislações das assembleias legislativas, sobre emendas parlamentares, eleições de mesa diretora, fiscalização de órgãos de controle, dentre outros temas. A reunião está marcada para março de 2025, em Minas Gerais.
O presidente disse ainda que o Colegiado promoverá um debate com o Congresso Nacional sobre a ampliação do limite de atuação constitucional dos deputados estaduais. “Os deputados estaduais vivem num limbo constitucional, restritos a apresentar datas comemorativas e títulos de cidadão. Precisamos ampliar esse poder de propositura de matérias e isso só ocorrerá com a união dos parlamentares estaduais”, defendeu.
Amélio Cayres reforçou que a reativação do Colegiado aumentará a representatividade das assembleias legislativas. “Tivemos uma reunião muito produtiva com discussão de temas importantes e que são comuns a todas as assembleias. Com a discussão desses assuntos pelo Colegiado, teremos uma ação mais efetiva no sentido de resolver esses problemas e fortalecer o Poder Legislativo estadual perante as outras instituições”, afirmou.