Presidente da Assembléia participa da inauguração da Asmir

Por Dicom
14/09/2007 17h17 - Publicado há 16 anos
Sede própria da asmir é inaugurada
A presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi destaque, na inauguração da sede própria da Asmir - Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e Seus Pensionistas do Estado do Tocantins -, realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 13. Carlos Gaguim foi bastante aplaudido, pois, além de parabenizar a associação pela obra, tocou no ponto crucial de interesse dos militares que é a indenização devida pelo governo estadual. Desde 2004, uma decisão judicial mandou o Estado pagar as perdas salariais dos policiais, o que ainda não foi feito. A decisão da justiça é baseada na Lei 347/91 que vinculava os vencimentos do coronel da PM ao percentual de 90% do que percebia o comandante-geral que tem status de secretário de Estado. No ano de 1993, o Governo concedeu o aumento aos secretários, incluindo o comandante-geral, o que, automaticamente, beneficiaria a todos os policiais militares. Entretanto, ele editou uma medida provisória que desvinculou os vencimentos do coronel da PM dos do comandante-geral. O presidente ressaltou que a liberação do recurso aos militares vai movimentar todos os setores da economia, pois, segundo ele, será um montante bastante volumoso. Gaguim disse que ele e os demais deputados vão fazer de tudo para que o governador Marcelo Miranda (PMDB) assegure os direitos dos PMs. “Vamos dar à PM o que é de direito, essa indenização é prioridade do deputado Gaguim”, afirmou. Já o presidente da Asmir, capitão da PM Raimundo Sulino dos Santos, falou da importância da sede, dizendo que ela vai abrigar toda a parte administrativa da entidade e funcionar como hotel de trânsito, pois irá hospedar os sócios do interior, quando vierem à Capital. “Para nós que idealizamos a obra, é um momento de muita felicidade, por termos realizado, em pouco tempo, o que era praticamente impossível”, garantiu. O presidente da entidade ressaltou também a luta dos militares para receberem a indenização de suas perdas salariais, destacando, portanto, o apoio do presidente Carlos Gaguim que abraçou a causa da categoria. “Agradecemos ao presidente do Legislativo que vem nos apoiando na negociação”, destacou. A Asmir foi criada em 2002 e funcionava até ontem numa sala, no centro comercial Wilson Waz. Estavam presentes também na solenidade os deputados José Viana (PSC) e Eli Borges (PMDB), o vice-governador Paulo Sidnei (PPS) e o presidente da Câmara de Palmas, vereador Carlos Braga (PMDB), além do vereador Rilton Faria (PT).