Presidente da Aleto destaca qualificações para o turismo como investimento no crescimento do TO

Por Lauane dos Santos/Ascom Presidência
15/02/2025 11h22 - Publicado há 2 meses
Fala ocorreu no lançamento do projeto do Governo chamado “Turismo na Estrada”, em São Félix do TO.
Fala ocorreu no lançamento do projeto do Governo chamado “Turismo na Estrada”, em São Félix do TO.
Marcio Vieira/Governo do Tocantins / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres, destacou os ganhos para o turismo e economia no Tocantins com o lançamento do projeto do Governo do Estado chamado “Turismo na Estrada”, nesta sexta-feira, 14, em São Félix do Tocantins. O intuito é promover qualificação técnica para gestores municipais, empresários e técnicos do setor de turismo nas sete regiões turísticas do estado. 

“Como deputados, vemos aqui a realização do que a população tanto busca, um grande investimento nas regiões que mais precisam desse cuidado, buscando melhorar educação, não só a básica, mas também apoiando a qualificação técnica e superior, além de ajudar no crescimento econômico e no turismo. Isso fortalece todos que trabalham na área, desde o guia, a cozinheira, comerciantes, a dona da pousada, o motorista também, enfim, todos os que prestam serviços turísticos se beneficiando deste projeto e explorando mais as belezas naturais para o desenvolvimento sustentável do nosso Tocantins a longo prazo”, explicou Amélio Cayres.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa e o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, também assinaram convênio para levar cursos de Ensino Superior à região. “Queremos descentralizar o conhecimento, levá-lo às comunidades para que elas não precisem se deslocar para estudar. O que nós estamos realizando aqui é algo extraordinário, a formação e a qualificação do povo. Além da infraestrutura, investimos na qualificação das pessoas, pensando nos estudantes da região. Precisamos capacitar não só para o turismo, mas também para o agronegócio, o comércio, o empreendedorismo e a educação como um todo”, afirmou o governador.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com as prefeituras, para levar workshops, palestras e atividades interativas sobre regionalização do turismo, gestão do setor, governança turística e planejamento estratégico. As qualificações terão como base ainda as diretrizes da Política Nacional de Turismo; do Programa de Regionalização do Turismo; da Plataforma de Inventariação Turística (PIT); e do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O projeto prevê, ainda, a implementação do curso superior em Turismo Patrimonial e Socioambiental e do Curso de Guia de Turismo no Jalapão. As aulas coordenadas pela UFT, serão ministradas de forma presencial e, pela primeira vez, fora do campus da instituição.

Agenda no Jalapão

O chefe do Legislativo acompanhou, ainda, vistoria de obras que somam R$ 70 milhões em investimentos do Governo do Tocantins. São elas a obra de pavimentação asfáltica da TO-030, para acesso entre o município de São Félix do Tocantins e a comunidade quilombola Povoado do Prata; e a construção do aeródromo do município, proposto para impulsionar o turismo na região do Jalapão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS