Fabion participa da VI Conferência Estadual de Assistência Social
O deputado Fabion Gomes (Dem) prestigiou a abertura da VI Conferência Estadual de Assistência Social, ocorrida nesta quarta-feira, dia 19, à noite, no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural. Ele ressaltou a importância do evento por trazer a interação de órgãos governamentais com a sociedade civil. “Quando o governo se junta com a comunidade para ouvir suas necessidades, torna-se mais fácil desenvolver políticas públicas para identificar os problemas e atingir as reais necessidades de nosso povo”, disse o parlamentar.
Já a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, afirmou que o momento é de avaliação do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, lançado há dois anos. “Este espaço é muito importante, porque vamos discutir com a população em geral os nossos limites, erros e acertos”. A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, CEAS, Izaura Maria Rodrigues, frisou que o evento é um marco pela grande participação da sociedade civil e alertou que “a conferência está focada em formas de dizer não ao assistencialismo e sim, às políticas públicas”. O vice-governador Paulo Sidnei (PPS), em seu discurso, salientou a importância do evento e disse que, aproximadamente, 40% da população do Tocantins carece de algum tipo de proteção da rede de Assistência Social.
Esteve presente também o presidente do Colegiado Estadual de Gestores, Deocleciano Gomes, o representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Palmas, Edvaldo da Silva, além da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, representando o ministro Patrus Ananias, que ministrou a palestra magna sobre o Sistema Único de Assistência Social. (Everton de Almeida)