Mais um relatório parcial da Assembléia Participativa: A Voz e A Vez do Cidadão foi apresentado, nesta quinta-feira, dia 21, pela relatora da Comissão Especial que coordena o programa, deputada Josi Nunes (PMDB). A própria parlamentar foi quem liderou o número de propostas entregues em Gurupi, cidade que sediou a última reunião, 744 das 1083 sugestões recebidas. A maioria das solicitações continuaram sendo para infra-estrutura, educação, saúde e assistência social.
Ainda, podem-se destacar outras áreas que na região Sul obteve um aumento considerável de indicações, como, por exemplo, administração e segurança pública, que segundo o relatório, foram destinados 71 e 45 pedidos do número total. Para Josi Nunes, “além de superar todas as expectativas, o programa vem consolidando a cada edição seu objetivo de interagir o cidadão com os seus parlamentares na busca de soluções para melhorias de cada comunidade”.
O total de propostas efetivadas nas quatro reuniões da Assembléia Participativa totalizam 2.388, sendo que 170 sugestões em Araguaína, 575 em Colinas, 560 em Paraíso e 1.083 em Gurupi. As próximas edições do programa estão previstas para acontecer nas regiões Sudeste, Central e Extremo-Norte, nas cidades-pólos de Taguatinga nesta sexta-feira, dia 22, em Palmas na próxima quarta-feira, dia 27, e em Augustinópolis nos dias 6 e 7 de julho.
Após a conclusão das sete edições regionais será elaborado um parecer conclusivo sobre as necessidades imediatas de todos os 139 municípios tocantinenses e encaminhado ao Executivo para subsidiar a elaboração do Plano Pulrianual e do Orçamento de 2008. (Patrícia Sampaio)