Vereadores terão espaço na Assembléia

Por Dicom
27/09/2007 18h11 - Publicado há 16 anos
Presidente Carlos Gaguim discursa em seminário
A Assembléia Legislativa terá um espaço destinado para os vereadores. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), durante seu discurso na solenidade de abertura do Seminário sobre o Poder Legislativo Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 27, no auditório do Parlamento Estadual. “O projeto está pronto. Os vereadores merecem essa honraria, já que são os atores número um da política”, argumenta. Outros discursos proferidos no evento também prestigiaram os legisladores municipais e lembraram sua importância. O presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVT), Evandro Gomes (PMDB), enfatizou a função deles de servir de elo entre a população e o poder. Já a deputada Josi Nunes (PMDB) comentou sobre a colaboração ocorrida entre os vereadores e os deputados no programa Assembléia Participativa: a voz e a vez do cidadão. Segundo ela, “a integração entre os deputados e os vereadores foi muito positiva. Com a ajuda deles, criamos uma nova maneira de legislar”. O presidente estadual da Fundação Ulisses Guimarães (FUG) e primeiro-secretário da Casa, deputado Iderval Silva (PMDB), aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da formação política e da consciência cívica para o País. Esses valores, segundo ele, constituem metas para a FUG que pretende articular sua disseminação nacionalmente, através de um novo plano de trabalho anunciado pelo deputado. A solenidade abre o evento que consiste em uma série de palestras ao longo desta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28. Promovido pela Câmara dos Deputados e pela Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, o seminário objetiva integrar os legislativos das três esferas da Federação e qualificar vereadores e assessores técnicos das câmaras municipais para a relevância de seu papel na sociedade. O analista legislativo da Câmara dos Deputados, Alexandre Carvalho, informou que este ano já foi realizado o evento em seis cidades no Brasil e que Palmas é a terceira contemplada em 2007. “Nosso objetivo é diversificar as regiões e levar o seminário para o País inteiro”, explicou. Para a servidora da Câmara Municipal de Palmas, Joana Guedes, que participa do evento, “é importante saber o que tem de ser feito e o que há por fazer. Eu gosto de participar desses eventos, porque preciso ficar atenta ao que está acontecendo”, disse. Participaram da solenidade de abertura o deputado José Geraldo (PTB), o secretário de Estado de Governo, Manoel Bueno, representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), além de diversos vereadores da Capital e do interior do Tocantins, como o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Carlos Braga (PMDB). O seminário contou com 277 inscrições. (Glauber Barros)