Recontagem populacional é solicitada por Solange

Por Dicom
03/10/2007 10h15 - Publicado há 16 anos
Solange Duailibe questiona números do censo
A urgência na tramitação do requerimento de autoria da deputada Solange Duailibe (PT) que solicita a revisão dos resultados do censo deste ano nos municípios tocantinenses que apresentaram redução do número de habitantes foi aprovada na sessão desta terça-feira, dia 2. A parlamentar pede à Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) que intervenha junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a verificação. A deputada alega, em defesa de sua petição, a possibilidade de falhas no uso do novo sistema operacional do IBGE, chamado de PDAs (Personal Digital Assistants), que substituiu os questionários de papel. Outro argumento apresentado por Solange diz respeito às dificuldades encontradas pelos recenseadores em algumas cidades por não localizarem os moradores em suas casas. “A redução é, no mínimo, estranha”, qualificou a deputada. “Os dados do IBGE não coincidem com os das prefeituras que mantêm atualizadas a contagem populacional, em razão do atendimento que realizam para o Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS) e Saúde da Família (PSF)”, explicou. Solange lembra que os resultados do IBGE influem nas finanças municipais. “A conseqüência disso é a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS que têm seus índices baseados no número de habitantes”, justificou. (Glauber Barros)