Consultor da Bovespa expõe sobre mercado de capitais
Investir na bolsa de valores não é só para amadores, pois todos os cidadãos podem ganhar dinheiro desde que sejam bem orientados. A frase resume a mensagem do economista e consultor da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa -, José Alberto Neto Filho, que prestou esclarecimentos sobre o funcionamento do mercado de capitais no plenário da Assembléia na manhã desta quarta-feira, dia 3.
A palestra começou com uma exibição audiovisual que explicava as noções gerais sobre o tema, o funcionamento da Bovespa e sua política de responsabilidade social. Segundo o consultor, a instituição movimenta 2,5 bilhões de dólares por dia em 200 mil negócios no mesmo período. Grande parte desse volume pertence a pessoas comuns que investem suas poupanças sob orientação de profissionais que conhecem o mercado.
Apostar sem conhecimento é um dos erros mais comuns dos investidores iniciantes, explicou José Alberto. “Não se deve aplicar dinheiro baseado em boato ou dica de jornalista. O investimento deve seguir uma recomendação estritamente técnica”, aconselhou. Segundo ele, alguns amadores que não sabem investir e buscam lucros a curto prazo perdem dinheiro na bolsa e culpam a instituição pelo prejuízo. “A bolsa é simplesmente o elo entre o investidor e as empresas”, definiu.
“O cidadão comum desconhece o mercado de ações e não acredita poder ter acesso a ele. A nossa proposta é desmistificar a Bovespa”, disse o palestrante. Sobre os riscos operacionais do investimento, o consultor tranqüilizou a platéia. “A Bovespa tem um dos mais elevados padrões de fiscalização e de segurança do mundo. Isso significa que quem compra uma ação recebe pelo que comprou”, garantiu.
O economista ressaltou ainda as vantagens desse tipo de investimento. Segundo José Alberto, os acionistas sustentam um mercado que financia o desenvolvimento econômico por meio de crédito mais barato do mercado.
Perfil
José Alberto Neto Filho é economista, com pós-graduação em Política e Estratégia, e com 20 anos de experiência em mercado de capitais, trabalhando em bancos de investimento. Atualmente, ele presta consultoria à Bovespa. (Glauber Barros)