Projeto de reajuste salarial dos servidores do Judiciário já tem relator
O relator do projeto de lei do Plano de Carreiras, Cargos e Subsídios dos servidores da Justiça é o líder do governo, deputado Júnior Coimbra (PMDB). Ele foi nomeado pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJ –, Angelo Agnolin (DEM), durante a reunião das comissões conjuntas na manhã desta quarta-feira, dia 3. Com o plenarinho lotado, os servidores aplaudiram o andamento do processo. Eles alegam que estão em greve, porque o plano foi aprovado em 1º de setembro de 2005 e não houve reajuste na data-base, 1º de maio de cada ano, como estava previsto no projeto.
No último dia 25 de setembro, vários representantes do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça - Sinsjusto - estiveram em reunião com o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), para pedir seu apoio na aprovação de suas reivindicações. No encontro, Carlos Gaguim manifestou solidariedade à causa dos servidores e prometeu ajudar, agilizando o encaminhamento do projeto. Portanto, ele pediu aos servidores que voltassem ao trabalho para que não haja mais prejuízos à população.
Os deputados da bancada oposicionista, presentes na reunião, também manifestaram apoio irrestrito aos servidores da Justiça, como o deputado Raimundo Palito (PP) que afirmou que o projeto foi colocado em pauta graças também à ação da oposição que buscou entendimento entre os pares. Agora, a matéria será analisada pelo relator que deverá emitir um parecer. Após ser aprovado nas comissões, o projeto segue para apreciação no plenário, conforme a tramitação legal. (Penaforte)