Escola do Legislativo leva orientações sobre cidadania às cidades de Augustinópolis e Araguatins

Por Sara Cardoso
12/05/2025 11h17 - Publicado há 5 horas
Ação faz parte da programação da II Semana Nacional da Educação Legislativa
Ação faz parte da programação da II Semana Nacional da Educação Legislativa
Sara Cardoso / HD

A Escola do Legislativo do Tocantins realiza nesta semana — dias 12, 13 e 15 —, nas cidades de Augustinópolis e Araguatins, o evento “Legislativo em Ação para o Fortalecimento da Democracia”. A atividade acontece em alusão à II Semana Nacional da Educação Legislativa, que será realizada de 12 a 16 de maio pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e as Escolas do Legislativo espalhadas pelo Brasil.

Em Augustinópolis, a programação começa nesta segunda-feira, 12, às 19 horas, no Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, com a participação de estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, alunos do Curso Preparatório para Concurso e Vestibular da Escola do Legislativo, além da comunidade local.

Na terça-feira, 13, a ação será realizada às 15 horas, na Escola Municipal Alfredo Paulino, e contemplará estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, alunos do Curso de Inglês da Escola do Legislativo, bem como a comunidade em geral.

Já em Araguatins, o encontro será na quinta-feira, 15, às 19 horas, na Câmara Municipal, com foco em universitários, alunos do Curso Preparatório para Concurso e Vestibular da Escola do Legislativo e também aberto à comunidade.

Durante o encontro, o diretor da Escola do Legislativo da Aleto, Júlio Oliveira, apresentará o funcionamento do Poder Legislativo Estadual e da Escola do Legislativo, bem como os cursos que ela oferece. “Levar informações sobre a Assembleia e sobre a Escola às cidades do interior é uma missão que reforça o nosso compromisso com a cidadania e a educação política. Nós acreditamos que entender o funcionamento do Legislativo, conhecer seus direitos e deveres é fundamental para o fortalecimento da democracia — ainda mais contando com o apoio das Câmaras Municipais das cidades”, reforçou.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, também destacou a importância da ação, que integra o calendário oficial de eventos nacionais. “Quando o Legislativo vai até a população, mostramos na prática que o conhecimento não tem fronteiras e que a Casa do Povo está presente em cada canto do Tocantins", afirmou.

A Semana Nacional da Educação Legislativa foi instituída pela Lei Federal nº 14.798/2024 e busca promover a educação para a cidadania e fortalecer a democracia por meio de ações educativas voltadas para públicos de todas as idades.