Deputados demandam ações do Executivo por meio de requerimentos

Por Suzana Arabar
13/05/2025 19h27 - Publicado há 15 horas
 As demandas foram oficializadas por meio de requerimentos.
As demandas foram oficializadas por meio de requerimentos.
Isis Oliveira / HD

Em sessão realizada nesta terça-feira, 13, os deputados estaduais aprovaram o encaminhamento de ações, em regime de urgência, ao Governo do Estado, direcionadas a diversos setores e cidades do Tocantins. As demandas foram oficializadas por meio de requerimentos.

Uma delas foi apresentada pela deputada Claudia Lelis (PV), solicitando a construção de um abrigo para as mulheres vítimas de violência doméstica nas cidades de Araguaína e Gurupi.

O deputado Léo Barbosa (Republicanos) solicitou Operação Tapa Buracos na TO-280, no trecho que liga Natividade a Almas, bem como a sinalização vertical e horizontal na TO-335, trecho entre Colinas e Palmeirante.

Um requerimento do deputado Luciano Oliveira (PSD), demanda limpeza e roçagem nas rodovias TO-436 e TO-239, que liga o assentamento Tarumã à área urbana de Araguacema. Ele também solicitou patrolamento da TO-437, no trecho entre os municípios de Goianorte e Araguacema.

A redução de três anos, em todos os critérios de aposentadoria, aplicáveis às servidoras da Segurança Pública Estadual, seguindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade 7727, foi apresentado por Eduardo Mantoan (PSDB). A solicitação do parlamentar é direcionada às policiais civis, agentes socioeducativas, policiais penais e policiais legislativas.

Dentre os requerimentos de Moisemar Marinho (PSB), está um que solicita Audiência Pública para debater ações visando o combate ao feminicídio e mais proteção às mulheres.  

Da deputada Professora Janad Valcari (PL) foram aprovados requerimentos solicitando a instalação de um Posto Policial em Macaúba, distrito de Araguatins, e a reativação do escritório da Adapec, em Oliveira de Fátima.

Por meio de Eduardo Fortes (PSD), foi apresentada a demanda para que seja feita a reforma do Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, no distrito de Chapada da Natividade.

Pelo Professor Júnior Geo (PSDB), foram apresentados requerimentos solicitando a ampliação da cobertura vacinal no Estado, com base nos alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde.

Pelo deputado Dr. Danilo Alencar (PL) foi requisitada a reforma do Colégio Estadual de Araguacema, a conclusão das obras do Hospital Regional de Paraíso e, ainda, a ampliação da oferta e estabelecimento de parcerias com clínicas particulares, objetivando atender demandas de exames de colonoscopia.

Dentre outras demandas, a deputada Vanda Monteiro (UB) solicitou estudos, de forma a verificar a viabilidade de implantação de um Programa voltado a atender mulheres mastectomizadas.

Wiston Gomes (PSD) solicitou a recuperação da TO-296, entre os municípios de Talismã e Jau do Tocantins.

Além desses, dezenas de outros requerimentos também foram apresentados e aprovados pelos parlamentares estaduais e encaminhados a diversos setores do Governo.