Presidentes de Legislativos Estaduais reúnem-se com Diretoria da Unale em Goiânia

Ações institucionais, novas propostas e diretrizes a serem adotadas pelas instituições envolvidas nos próximos meses da gestão 2025. Essa foi a pauta que definiu o encontro entre o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e membros da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Goiânia.
Realizada na tarde desta segunda-feira, 19, na sede do Parlamento Goiano, a reunião contou com a presença de dezenas de deputados brasileiros. Pelo Tocantins, participaram o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres, e o deputado Olyntho Neto (ambos Republicanos).
A reunião foi iniciada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Bruno Peixoto (UB). Ele fez um breve histórico dos avanços do Legislativo goiano e deu boas-vindas aos presentes.
“É sempre proveitoso participar de discussões como essas, que contribuem para o levantamento de soluções e tomada de decisões a assuntos tão pertinentes e necessários para melhorias em setores tão importante, a exemplo da infância, juventude e mulher”, disse Amélio Cayres.
Para o deputado Olyntho, tesoureiro da Unale, esses encontros são cruciais para a manutenção da unidade e compromisso da Instituição. "É uma oportunidade para resolver assuntos internos, mas também para troca de experiências entre os participantes dos diversos estados", registrou.
Abordagens
A presidente da Unale, deputada pelo Estado do Rio de Janeiro, Tia Ju (Republicanos), levantou assuntos a serem trabalhados nas Câmaras da Unale, a exemplo da Frente Parlamentar Pró-Criança e Adolescente, além de questões relacionadas ao setor da Saúde e da Mulher.
Assuntos Gerais
Ainda durante o encontro, os parlamentares discutiram sobre participação no Fórum de Lisboa, a ser realizado início de julho; comemoração dos 29 anos da Unale; e destituição do Conselho Gestor da instituição, dentre outros assuntos.