Famílias atingidas pelo incêndio em Nova Rosalândia podem receber assistência

Por Dicom
10/10/2007 12h37 - Publicado há 16 anos
Deputado Iderval Silva (PMDB)
A assistência às famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Projeto de Assentamento (PA) Padre Josimo I, município de Nova Rosalândia, é o teor do requerimento do deputado Iderval Silva (PMDB), cuja urgência na tramitação foi aprovada na manhã desta terça-feira, dia 9. Na mesma sessão, o deputado apresentou um projeto de lei que propõe tornar obrigatória a instalação de degraus hidráulicos, nos ônibus de circulação intermunicipal, e o envio de votos de aplauso à direção de um colégio no Jardim Aureny. O deputado solicita aos organismos federais de defesa civil, assistência social e reforma agrária o atendimento emergencial as 32 famílias vítimas do incêndio, ocorrido na última terça-feira, dia 2, no município de Rosalândia, há 130 km de Palmas. “Praticamente todos os barracos tiveram perda total”, justificou Iderval. Já o projeto de lei que dispõe sobre a instalação obrigatória de degraus hidráulicos nos ônibus em linhas intermunicipais, segundo Iderval, visa atender aos deficientes físicos, idosos e gestantes em todo o território estadual. O texto estabelece que cada veículo deverá ser equipado com duas plataformas móveis, sendo uma para embarque e outra para desembarque dos passageiros. As empresas terão 180 dias para se adaptar à lei, após sua aprovação. “Os novos equipamentos irão facilitar o embarque dessas pessoas que têm dificuldade de movimentos rápidos”, argumentou. Ainda na mesma sessão o deputado apresentou um requerimento solicitando o envio de voto de aplauso à direção do CEM Santa Rita de Cássia, localizada no Jardim Aureny I, em Palmas, através de sua diretora Maria Aparecida Leal. Iderval justifica a honraria em razão do reconhecimento nacional que a instituição recebeu com o prêmio “Escola Referência em Gestão Escolar no Tocantins”, em 2006. Segundo o deputado, “o colégio que tem cerca de 2.250 alunos desenvolve vários projetos que, além de incentivar os alunos, promovem mudanças na comunidade”, declarou. Dentre esses projetos, o parlamentar destaca o cursinho pré-vestibular, realizado com a ajuda de voluntários e de professores da escola. “Outros projetos do CEM mantêm e resgatam a nossa cultura e a história”, lembrou. (Glauber Barros)