Padre Fábio de Melo vai receber Título de Cidadão Tocantinense

Por Penaforte Dias
03/07/2025 16h32 - Publicado há 11 horas
A homenagem é de autoria do deputado Eduardo Mantoan (PSDB)
A homenagem é de autoria do deputado Eduardo Mantoan (PSDB)
Mirdad / HD

O Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nessa quarta-feira, 2, lei que concede o Título de Cidadão Tocantinense ao padre Fábio de Melo. A homenagem é de autoria do deputado Eduardo Mantoan (PSDB).

Na justificativa do parlamentar, o sacerdote é descrito como “um brasileiro de notável prestígio na Igreja Católica e no meio artístico nacional”. Com ampla atuação como comunicador, padre Fábio é autor de 22 livros e lançou 17 CDs, que, juntos, ultrapassam a marca de 6,5 milhões de cópias vendidas.

“O padre Fábio já esteve no Tocantins em diversas ocasiões, participando de eventos e realizando apresentações musicais, especialmente no Projeto Capital da Fé. Por isso, esta é uma forma de reconhecer sua trajetória como sacerdote, artista, escritor e professor universitário”, destacou Mantoan.

Perfil

Fábio José de Melo Silva nasceu em Formiga (MG), no dia 3 de abril de 1971. Foi ordenado padre em 2001. Inicialmente pertencente à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, atualmente integra o clero da diocese de Taubaté (SP). Em 2019, figurou no ranking do Instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Outras leis aprovadas

Além da concessão do título ao padre Fábio de Melo, outros projetos de autoria do deputado Eduardo Mantoan foram aprovados durante a sessão, versando sobre os seguintes assuntos:

  • instituição da Semana Estadual de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, a ser celebrada anualmente na última semana de setembro;
  • criação do Observatório da Educação do Campo, órgão voltado à coleta, organização e análise de dados sobre a oferta de educação básica e superior às populações do meio rural tocantinense;
  • alteração da Lei nº 3.100/2016, que trata da criação da Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, realizada anualmente na primeira semana de agosto.

Utilidade pública

Além desses projetos, os parlamentares aprovaram o reconhecimento de utilidade pública para três instituições, por iniciativa do deputado Mantoan. São elas o Instituto Palacinho, em Palmas; a Associação Comunitária de Bem-Estar Social de Pequizeiro; e o Instituto Nação Rap (INR), também em Palmas.