Assembleia Legislativa autoriza doação de terrenos públicos para o IFTO

Por Maisa Medeiros
04/07/2025 15h27 - Publicado há 16 horas
Os imóveis se destinam à regularização das instalações do Instituto
Os imóveis se destinam à regularização das instalações do Instituto
Koró Rocha / HD

Os deputados estaduais aprovaram na sessão da última quarta-feira, 2, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), uma proposta do Executivo que trata da doação de terrenos públicos do Estado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), no município de Pedro Afonso. Os imóveis se destinam à regularização das instalações do campus avançado do IFTO naquele município, cuja área está ocupada desde 2014 pelo Instituto.

O Projeto de Lei nº 14/2025 estabelece que os terrenos em questão fazem parte de dois lotes urbanos situados na Avenida Pedro Mariano dos Santos, um com área de 81.425,00 m² e outro com área de 218.787,42 m², além da gleba de terras suburbanas (Canto da Areia), com extensão de 61,4289 ha, que também pode ser doada nesse processo. 

campus da IFTO em Pedro Afonso oferece cursos de ensino médio integrado de Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática para a Internet, além do curso de graduação em Engenharia Agronômica.

Palmas

Os deputados também autorizaram o Poder Executivo a doar área de terreno urbano ao município de Palmas, situada no Plano Diretor da capital, que será destinada à construção de praça pública, academia ao ar livre, parque de áreas verdes e espaços de lazer infantil.

De acordo com o Projeto nº 06/2025, a área designada para doação, de 997.850,41 m², fica na AVNO-51, limitando-se ao norte com a Avenida NS-05, a noroeste com a Avenida LO-14, a sudoeste com a Avenida NS-1 e a sudeste com a Avenida LO-12.

Peixe

A Assembleia Legislativa autorizou, ainda, o Governo a realizar permuta de imóveis entre o Estado e o município de Peixe, por meio da aprovação do Projeto de Lei nº 13/2025. De acordo com o Governo, a permuta dos imóveis possibilitará ao município de Peixe o investimento no turismo local e a regularização da área onde se projeta obra pública de prolongamento viário de acesso à Praia da Tartaruga.

O imóvel do Estado em questão é a área do terminal rodoviário, com extensão total de 4.400,00 m², no Bairro Boa Vista. Em troca, o município de Peixe vai oferecer ao Estado quatro outras áreas: os lotes 01, 12, 13 e 14 da quadra 67 do loteamento oficial da cidade de Peixe, no Setor Sul. O primeiro lote conta com 900 m² de área; os demais, com 450 m² cada um.