Presidente da Aleto, Amélio Cayres, vistoria obra de ampliação da sede do Parlamento

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), vistoriou na tarde desta segunda-feira, 7, a obra de ampliação da sede do Poder Legislativo.
Acompanhado pelo diretor-geral da Casa, Irisfran Pereira, o presidente constatou a evolução da parte estrutural e o cumprimento das etapas concluídas do prédio. “Esse prédio é fruto de um compromisso nosso de oferecer melhores condições de espaço e de trabalho para nossos servidores, além da oportunidade de manter a aproximação necessária para que possamos preservar a qualidade dos serviços prestados aos tocantinenses”, destacou.
De acordo com o engenheiro da obra, Carlos Henrique Rodrigues, se tudo ocorrer conforme o previsto, a entrega deve ser mantida para o final deste ano. “A parte estrutural está pronta. Só falta concretar a laje do posto do elevador e a passarela que ligará os dois prédios”, disse.
O engenheiro afirmou que a alvenaria já está quase toda concluída e que a próxima etapa – a conclusão dos rebocos interno e externo – deve ser finalizada em setembro.
Modernização
Prevista em cerca de R$ 18 milhões, a expansão do prédio do Parlamento Estadual faz parte do projeto de modernização da estrutura do Legislativo, pensado pelo presidente Amélio Cayres, com o aval dos outros 23 parlamentares estaduais.
Esse é mais um projeto da gestão que, segundo Cayres, trará mais economia aos cofres da Assembleia Legislativa, bem como conforto e integração dos funcionários que trabalham no anexo atual. “A proposta das novas instalações vem ao encontro da necessidade de ampliar espaços da Casa Legislativa, especialmente com a chegada dos novos servidores, advindos do concurso”, complementou.
Histórico
O primeiro passo para a obra de ampliação foi dado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, feito em setembro de 2023, entre a Aleto e a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) para elaboração do projeto inicial, acompanhamento da licitação e fiscalização da obra.
No final de maio de 2023, os parlamentares assinaram conjuntamente o contrato com a construtora Acauã, responsável pela obra.
A obra
Construída em uma área de 5.300 metros quadrados, a ampliação da sede do Poder Legislativo tem capacidade para acomodar o dobro de servidores que hoje trabalham em um prédio alugado.
Além das salas habituais, constam do projeto área extensa para solenidades, lanchonete e espaço de convivência. O destaque ficará por conta de uma passarela, interligando o Plenário ao prédio que será construído.